Região Serrana
Curso-oficina

Projeto Jovem Alerta em Teresópolis já está com inscrições abertas. Veja como participar

Este ano, haverá duas edições, com todas as “aulas” no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, na Rua Carmela Dutra, 812, Agriões.

Compartilhe:
04 de maio de 2023
Vinicius
Projeto Jovem Alerta em Teresópolis já está com inscrições abertas. Veja como participar
O “Jovem Alerta” é um projeto socioeducativo do setor de Assistência Social do Centro de Integração Empresa Escola/CIEE Rio.

O “Jovem Alerta” é um projeto socioeducativo do setor de Assistência Social do Centro de Integração Empresa Escola/CIEE Rio, cujo objetivo é o desenvolvimento pessoal e profissional de adolescentes e jovens entre 14 e 22 anos. 

Desde 2018, o órgão realiza em Teresópolis, na Região Serrana, uma parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, com um curso-oficina anual (gratuito) voltado aos atendidos pelas instituições e equipamentos da proteção social básica e proteção social especial (CRAS e CREAS) e demais órgãos de garantia de direitos na cidade.

Este ano, haverá duas edições – uma no primeiro semestre e outra no segundo –, com todas as “aulas” no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS (Rua Carmela Dutra, 812, Agriões), às terças e quintas-feiras, das 14h às 16h. Serão 12 encontros semanais e presenciais dirigidos por profissionais da área de Ciências Humanas do CIEE (psicólogo ou assistente social).

No primeiro semestre, o projeto começa em 9 de maio, terça-feira, para adolescentes e jovens em acolhimento ou sob medidas socioeducativas no CREAS. A turma das terças-feiras será só para estes. No dia 11 de maio, quinta-feira, no mesmo horário, começam as oficinas para os inscritos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros de São Pedro, Barroso e Fischer/Ermitage. No segundo semestre, ainda sem data definida, será a vez dos jovens referenciados pelos CRAS Alto e Meudon.

“O trabalho é realizado através da mobilização dos jovens nesta faixa etária, despertando sua participação mais efetiva no protagonismo, autonomia e identidade e, assim, contribuindo para o exercício da cidadania plena”, comentou a Coordenadora de Proteção Social Especial de Média Complexidade da SMDS, Karla Ribeiro. 

Jovem Alerta abre oportunidade pata banco de vagas

O projeto Jovem Alerta abre a possibilidade de encaminhamento para o banco de vagas do “Programa Jovem Aprendiz” e de estágio pelo CIEE. A ideia central é preparar os jovens para futuras oportunidades no mercado de trabalho, auxiliar no cadastro dos mesmos no site do CIEE e proporcionar um certificado para ser colocado como qualificação profissional no seu currículo. Como conclusão, haverá uma cerimônia de certificação dos aprovados na avaliação final.

As equipes dos CRAS e do CREAS farão as inscrições dos adolescentes e jovens que demonstrarem interesse em realizar o projeto Jovem Alerta. Elas farão a “busca ativa” e as inscrições dos interessados. Para a inscrição, é necessário o nome completo do jovem, um telefone de contato e o número do CPF do mesmo.

Durante o curso do Jovem Alerta, serão trabalhados temas que “desenvolvem questões relacionadas a processo seletivo, protagonismo juvenil, elaboração de currículos, cidadania e projeto de vida, entre outros”, explicou a Coordenadora de Proteção Social Básica da SMDS, Carolina Lisardo. Um lanche será servido a cada encontro.