O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do Rio de Janeiro a receber o prêmio da Organização das Nações Unidas para a Habitação e o Desenvolvimento Urbano (ONU-Habitat) e do Governo do Estado, em reconhecimento às iniciativas de gestão ambiental promovidas durante a Expo Itaguaí 2023 e 2024. O prêmio, concedido na última quinta-feira (14), destacou o trabalho realizado por 10 municípios entre os 41 finalistas, de um total de 92 cidades do Estado.
A seleção levou em conta critérios como implementação de práticas sustentáveis, redução de resíduos e conscientização ambiental. As duas edições da Expo Itaguaí tiveram a sustentabilidade como eixo central, com ações que buscaram minimizar o impacto ambiental do evento. Representando a cidade, o secretário de Ambiente, Antonio Barreto, recebeu a premiação das mãos de Ana Cláudia Rossbach, Diretora-executiva do ONU-Habitat e sub-secretária-geral da ONU.
O prefeito Rubem Vieira (Rubão) celebrou o reconhecimento: “Estamos muito orgulhosos de ter sido premiados pela ONU-Habitat e pelo GOV-RJ. Isso é um reconhecimento do nosso compromisso com a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente. Vamos continuar trabalhando para que Itaguaí seja um exemplo de gestão ambiental eficaz e sustentável”.
Prêmio foi entregue em cerimônia no G20 Social
A premiação ocorreu no contexto do G20 Social, uma agenda que busca ampliar a participação de atores não-governamentais nos debates do G20. Sob a presidência brasileira, o grupo trabalha com o lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, refletindo o foco em práticas sustentáveis e inclusivas.
A cerimônia contou com a presença de autoridades locais, estaduais e representantes de organizações internacionais.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.