Baixada Fluminense

Previsão do tempo reforça ações preventivas em Mesquita

Em Mesquita, na Baixada Fluminense, o Centro de Controle Operacional (CCO) vem se consolidando como um importante pilar para a gestão integrada do município, reunindo setores como Segurança, Ordem Pública, Trânsito e Defesa Civil. No entanto, um segmento menos visível também tem desempenhado papel fundamental nas operações do centro: a Meteorologia.

Sob a coordenação da meteorologista Christiane Nascimento — mestre em Engenharia de Biossistemas e tecnóloga em Gestão Ambiental — o setor meteorológico do CCO realiza um acompanhamento diário das condições climáticas exclusivamente para o município. A atuação da profissional permite que a cidade receba previsões atualizadas a cada quatro dias, contribuindo diretamente para a antecipação de cenários de risco, como chuvas intensas, frentes frias e ventos fortes.

Para chegar a essas previsões, Christiane utiliza diversos sistemas e portais especializados que fornecem dados sobre temperatura, pressão atmosférica, vento, chuva e radiação solar. “O trabalho se baseia no estudo de diversos modelos numéricos, que nos levam às interpretações, como a possibilidade de umidade, divergência, convergência ou instabilidade. É necessário fazer a análise e o monitoramento da atmosfera constantemente, porque as variáveis podem se alterar de tal forma a modificar toda a previsão obtida anteriormente”, explica a meteorologista.

Mais prevenção com a previsão do tempo

A partir das previsões geradas, as demais equipes técnicas do CCO conseguem se organizar melhor diante de possíveis emergências, adotando medidas preventivas com mais agilidade. Um exemplo desse planejamento antecipado foi observado no último verão, período com maior instabilidade atmosférica, em que as chuvas fortes no fim da tarde foram previstas com maior precisão, reduzindo riscos para a população.

Além das divulgações no site oficial e nas redes sociais do CCO, o setor orienta os moradores a se cadastrarem no sistema de alertas de tempo severo da Defesa Civil de Mesquita. O cadastro é gratuito e pode ser feito via SMS, enviando o número do CEP da residência para 40199, ou pelo WhatsApp, no número (21) 97299-3223. A plataforma também oferece orientações de conduta em situações de risco, como enchentes, deslizamentos ou vendavais.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Agricultura Social leva cidadania e renda para comunidades rurais do RJ

O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou no último sábado (28) o projeto…

9 horas atrás

Novos decretos fortalecem setor energético fluminense

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, encerrou na última quinta-feira (26) a edição…

11 horas atrás

Linha marítima entre Rio e Maricá pode sair do papel em 2025

A criação de uma linha marítima de passageiros entre o Rio de Janeiro e Maricá…

11 horas atrás

Parceria fortalece escolas de Teresópolis

A Prefeitura de Teresópolis, na Região Serrana, e o Sebrae-RJ assinaram um Termo de Cooperação…

13 horas atrás

Plataforma para intermediar vagas de emprego é lançada em Barra Mansa

A cidade de Barra Mansa, no Sul Fluminense, deu um passo importante para a retomada…

17 horas atrás

Pedágios da BR-101 RJ têm nova tarifa

As tarifas dos pedágios da BR-101 RJ/Norte, no trecho entre a divisa do Rio de…

17 horas atrás