Sul Fluminense
Capacitação

Procap-RJ leva operadores de turismo ao Vale do Café

Projeto de capacitação da ABIH-RJ promove imersão em Barra do Piraí e Valença, destacando atrativos e infraestrutura turística da região.

Compartilhe:
02 de setembro de 2025
Sara Oliveira
Procap-RJ leva operadores de turismo ao Vale do Café
Rota Ipiabas–Conservatória ganha destaque em programação de três dias. (Foto: Divulgação)

De volta ao Vale do Café, o projeto de Capacitação de Operadores de Turismo, Agências de Viagens, Guias de Turismo e Influencers Digitais da ABIH-RJ (Procap-RJ) esteve nos municípios de Barra do Piraí e Valença, no Sul Fluminense, entre os dias 29 e 31 de agosto. A iniciativa reuniu operadores de turismo receptivo nacionais e internacionais, guias e influenciadores digitais para conhecer os atrativos turísticos e a infraestrutura hoteleira de Ipiabas/Barra do Piraí e Conservatória/Valença.

Entre os destaques esteve a Rota Turística Ipiabas–Conservatória, lançada recentemente no Salão Nacional do Turismo, em São Paulo, e apresentada no festival Sabores do Vale. A programação incluiu visitas técnicas a hotéis e pousadas da região, além de paradas em pontos turísticos como a cervejaria Dupai, a Parada do Chocolate, o Cine Centímetro e o Teatro Sonora. O roteiro também contemplou a gastronomia local, com restaurantes e casas de café.

Por onde já passou o Procap-RJ

Criado em 2021, o Procap-RJ já passou por Petrópolis, Costa do Sol, Costa Verde, Teresópolis e Nova Friburgo. Nesta edição, contou com o apoio da Secretaria de Turismo de Barra do Piraí, da Secretaria de Turismo de Valença, da Setur-RJ, TurisRio, Viação Útil (Expresso Guanabara) e Didu Jeep.

Empresas e profissionais de turismo como Lorhana Indica, Aline Bragança, Rio Passeios e Trilhas, Rio Com As Cariocas, Chic Viagens VR, entre outros, participaram da capacitação. Para a guia de turismo Carmen Aguilera, a experiência foi “intensa e inesquecível”, enquanto a influenciadora Carine Lemos destacou a oportunidade de mostrar a pluralidade do estado, para além do litoral.

De acordo com o presidente da ABIH-RJ, José Domingo Bouzon, o sucesso do programa está na articulação entre setor privado e poder público. “A fórmula do Procap-RJ deve seu sucesso à sua natureza agregadora, permitindo que empresários, associações e gestores trabalhem juntos pelo fomento da atividade turística”, afirmou.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

/* */