O Procon de Búzios, na Região dos Lagos, realizou na quarta-feira (15) uma campanha educativa na Praia de João Fernandes. O objetivo foi orientar turistas sobre temas como preços abusivos, vendas casadas e direito dos consumidores.
De acordo com o coordenador do Procon, Márcio Lisboa, o órgão recebe muitas denúncias de turistas. “Essa prática tem sido recorrente. Então iniciamos esse ano com uma nova equipe para desenvolver um trabalho de conscientização a quem nos visita”, contou.
Em poucos minutos de ação, a equipe do órgão recebeu várias denúncias, Uma delas era sobre consumação mínima de R$ 300. O coordenador do Procon imediatamente notificou o estabelecimento comercial.
Todos os estabelecimentos comerciais denunciados foram notificados no momento. “Essa prática é abusiva. É um crime que fere o Código de Defesa do Consumidor. Se a prática persistir o órgão poderá arbitrar uma multa, e o estabelecimento ser interditado”, destacou.
A turista Raiane Resende destacou a ação do Procon. “Nós que somos aqui do Estado, sabemos mais ou menos como funciona, mas tem muito turista que não, e acaba sendo enganado pelos restaurantes, onde eles dizem que você precisa consumir no local para poder sentar, e a pessoa acaba ficando constrangida e aceitando pagar esse valor abusivo, para sentar numa cadeira e aproveitar a praia”, disse.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Neste sábado (18), o Cine Quatro Estações Mangaratiba, patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio…
O Projeto Pôr do Sol no Cais do Imperador, da Prefeitura de São João da…
A Guarda Ambiental de Rio das Ostras, na Região dos Lagos, intensificou as ações nas…
A Prefeitura de Saquarema, na Região dos Lagos, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura,…
A programação de shows da edição 2025 do Sesc Verão movimentará Macaé, no Norte Fluminense,…
A deputada Tia Ju (REP) tomou posse na presidência da União Nacional dos Legislativos e Legisladores…