Norte Fluminense

Procon-SJB orienta sobre compra de materiais escolares

O Procon de São João da Barra (Procon-SJB), no Norte Fluminense, orienta pais e responsáveis sobre como economizar e evitar transtornos na hora da compra de materiais escolares.

O objetivo das dicas é que as famílias planejem as compras e não deixem para a última hora, quando os preços podem estar mais altos e muitos itens em falta.

“Comprar tudo em um único local nem sempre sai mais barato. Os preços variam muito e outras lojas podem ter melhores ofertas. Uma ótima sugestão é realizar compras coletivas, porque os pais ou responsáveis podem se reunir e negociar um desconto maior”, orienta a gerente do Procon-SJB, Eloiza Tavares de Almeida.

Procon alerta sobre exigência de itens de uso coletivo

Segundo Eloiza, os pais e responsáveis devem estar atentos aos pedidos sobre itens de uso coletivo. Este tipo de exigência não é permitida e as escolas não podem exigir materiais, como de escritório e limpeza. Outra orientação é verificar na instituição de ensino se há a possibilidade de reaproveitar os materiais do ano anterior.

O coordenador do Procon-SJB, Agrippino Abreu Neto, orienta que, caso a escola impeça o aluno de reutilizar o material, os pais devem tentar solucionar o caso junto à direção. “Mas se não forem atendidos, os pais e responsáveis devem procurar o Procon-SJB para que as medidas cabíveis sejam adotadas”, acrescenta.

Marcas específicas também são proibidas

De acordo com o coordenador do órgão, a escola poderá impedir a reutilização do material didático caso tenha ocorrido alguma atualização ou acréscimo de conteúdo. Além disso, a exigência de marcas específicas são proibidas, como também a vedação a indicação de locais para compra dos materiais. A exceção é o uniforme ou material confeccionado pela própria escola, como as instituições que lecionam línguas estrangeiras.

O Procon-SJB observa ainda que, segundo o artigo 6º da lei 9.870/1999, as escolas não podem reter documentos de alunos por motivos de inadimplência. Desta forma, não é permitido vedar o acesso ao histórico escolar ou ao diploma.

Outras dúvidas podem ser encaminhadas ao órgão pelo telefone (22) 3199-9631 (ramal 372) ou no atendimento presencial. O endereço do Procon é Rua São Benedito, nº 139, no Centro. O e-mail é proconsjb@sjb.rj.gov.br.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Matrículas para EJA em Teresópolis acontecem de 27 31 de janeiro

A Prefeitura de Teresópolis, na Região Serrana, anunciou que as matrículas para a Educação de…

17 horas atrás

Grupo Especial inicia ensaios técnicos na Sapucaí no sábado (25)

Os ensaios técnicos das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro começam…

18 horas atrás

Rio Open confirma João Fonseca na chave principal

Um dos maiores fenômenos do circuito mundial do tênis atual participará no Rio Open. O…

18 horas atrás

Petrópolis ganha Café do Trabalhador

O município de Petrópolis, na Região Serrana, é a mais recente cidade do Estado a…

18 horas atrás

Mangaratiba e Paraty são contemplados pelo Limpa Rio Margens

As cidades de Mangaratiba e Paraty, no Sul Fluminense, receberão o Limpa Rio Margens. O…

19 horas atrás

Exclusivo: Capitão Nelson projeta segundo mandato em São Gonçalo

Nelson Ruas dos Santos, eleito como Capitão Nelson, tomou posse em primeiro de janeiro para…

19 horas atrás