O Programa Cria RJ está com mais de 10 turmas abertas para oficinas livres nesse primeiro bimestre. Os cursos rápidos têm 12h de duração, são gratuitos e vão beneficiar as populações dos complexos do Jacarezinho, na Zona Norte, e do Cantagalo-Pavão-Pavãozinho (PPG), na Zona Sul da capital fluminense. As opções trazem vivências em Teatro, introdução à Fotografia Profissional e até noções de Design no Canva, entre outras.
As oficinas livres do Programa Cria RJ são resultado de uma chamada pública, aberta às comunidades no final do ano passado. Artistas e empreendedores criativos puderam inscrever propostas de atividades formativas abertas aos crias (moradores que participam do projeto) dos seus próprios territórios.
Além do Jacarezinho e do Cantagalo, as ações do Programa Cria RJ alcançam também a população do Complexo da Muzema, na Zona Oeste.
Para mais detalhes sobre o calendário e as inscrições para as atividades, basta acessar as redes sociais ou o site do Programa Cria RJ ou o site ou acessando. As aulas no território do Complexo do Jacarezinho serão realizadas na Biblioteca Parque de Manguinhos. As do PPG, no Centro de Referência da Juventude Cantagalo.
O Programa Cria RJ
O Programa CRIA RJ é uma plataforma de capacitação, aceleração de negócios criativos e fruição artística com foco em agentes de cultura que atuam no Jacarezinho, na Muzema e no Cantagalo. São 20 vagas por turma.
Esta iniciativa tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio Janeiro (SECEC), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e apoio institucional do Programa Cidade Integrada, com patrocínio da Light. É uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR, com consultoria executiva da Cinco Elementos e produção executiva da Marco Zero.