Capital

Programa Mentalidades Matemáticas avança no Rio

A Prefeitura do Rio promove nesta sexta-feira (5) a apresentação dos resultados mais recentes do Programa Mentalidades Matemáticas (MM) na rede municipal de ensino. A “Mostra de Trabalhos de Matemática Criativa” e a “Formatura dos Professores Articuladores dos Ginásios Educacionais Tecnológicos (GETs)” serão realizadas no GET Elza Soares, no Rocha, das 8h30 às 13h30.

Os GETs são unidades escolares que estimulam a aprendizagem com foco em práticas colaborativas e no desenvolvimento integral dos alunos, integrando cultura digital, raciocínio computacional, criatividade e inovação.

Programa Mentalidades Matemáticas é aplicado desde o segundo semestre de 2024

O evento contará com a presença do secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, além de profissionais da rede, representantes das escolas e formadores do Instituto Sidarta, responsável por implementar no Brasil a abordagem Mentalidades Matemáticas — que vem sendo aplicada no Rio desde o segundo semestre do ano passado, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Itaú Social e Instituto Sidarta.

De acordo com Renan Ferreirinha, a iniciativa reflete um compromisso com o desenvolvimento dos estudantes. “A Matemática mudou a minha vida e é muito forte ver nossos alunos vivendo oportunidades que podem mudar a deles também. Nosso compromisso é justamente esse: desenvolver o potencial das crianças, fortalecer habilidades como raciocínio lógico e pensamento crítico e fazer do Rio a ‘Capital da Matemática’ no Brasil”, afirmou.

Para Maira Costa, gerente pedagógica do programa, os resultados também representam fortalecimento profissional dos educadores. “É muito gratificante termos a oportunidade de fazer parte da evolução profissional de pessoas que ensinam Matemática na cidade do Rio de Janeiro. Aprendemos muito e construímos juntos um legado MM para o município”, disse.

A programação inclui ainda a exibição do documentário “Counted Out” (“Excluídos pela Matemática”, em tradução livre), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação das Capitais (CONSEC). O filme discute o papel da matemática na sociedade contemporânea e a urgência de transformar a forma de ensinar a disciplina, destacando a alfabetização numérica como um direito civil fundamental.

Segundo Cláudia Sintoni, gerente de Implementação do Itaú Social, combater estereótipos associados à disciplina é um passo essencial para a equidade educacional. “Muitos estudantes — especialmente meninas e adolescentes negros — têm seu potencial limitado pela ideia de que a Matemática é ‘para poucos’. Celebrar práticas inovadoras e criativas de ensino é reconhecer e enfrentar esse desafio.”

Criada na Universidade de Stanford (EUA), a abordagem Mentalidades Matemáticas se baseia em estudos da neurociência e propõe uma Matemática visual, aberta, colaborativa e sem medo do erro — entendido como parte essencial do processo de aprendizagem. A metodologia tem como objetivo ampliar a confiança e reduzir a ansiedade dos estudantes, democratizando o acesso ao conhecimento matemático.


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