Cultura & Lazer
Evento

Programação gratuita para o Dia das Crianças na Costa Verde

O Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde oferece programação com contação de história, oficinas, tarde de autógrafo com autores negros e muito mais.

Compartilhe:
10 de outubro de 2024
Sara Oliveira
Programação gratuita para o Dia das Crianças na Costa Verde
O Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde oferece programação com contação de história, oficinas, tarde de autógrafo com autores negros e muito mais. (Foto: Divulgação)

Para celebrar o Dia das Crianças, o Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde, que tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, vai oferecer uma programação gratuita, no Shopping Pátio Mix, em Itaguaí. Também haverá um evento gratuito junto à comunidade quilombola da Ilha da Marambaia, em Mangaratiba, com palhaçaria, oficinas e gincanas. As atividades estão marcadas para este fim de semana, nos dias 12 e 13 de outubro.

No sábado (12), às 14h, no Shopping Pátio Mix, em Itaguaí, o público poderá participar da tardezinha de autógrafos com o autor do livro “Por onde anda meu pai?”, Yago Eloy. Após, a partir das 15h, as crianças podem assistir à contação de história com a contadora e aluna de teatro Isabela Brito. Encerrando com chave de ouro a programação, haverá uma roda de conversa com o tema “Literatura Infantil de Autoria Negra” com os escritores Alexandre Damascena, Alberto Rodrigues, Yago Eloy e Silvania de Oliveira, mediada pela produtora cultural do Coletivo Aquilombar, Thamyres Dutra.

Já no domingo (13), também no Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde, das 15h às 18h, tem a oficina “Tintas e Pigmentos Naturais”, com ⁨Gabi Correa⁩ dando uma aula prática de como se produz tintas a partir de pigmentos naturais. “O objetivo é trazer os conhecimentos de tinturarias naturais, que podem ser produzidas de forma prática, acessível e de modo que resgata e contribui para continuidade de tradições que envolvem técnicas ancestrais, estética e criatividade”, explica a oficineira Gabi Correa.

Os interessados devem se inscrever no dia de cada oficina, no Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde, localizado no Shopping PátioMix (Rodovia Rio x Santos, SN, Itaguaí).

Centro de Memória leva programação à Ilha da Marambaia

Seguindo com a comemoração do Dia das Crianças, o Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde vai levar uma programação gratuita à Praça Sebastopol, localizada na Ilha da Marambaia, em Mangaratiba. O evento, que começa às 9h, inclui oficinas de slime, maquiagem artística, desenho mangá e tranças, além da apresentação do Palhaço Paçoca e gincanas culturais.

Sobre o Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde

Depois de celebrar os imigrantes japoneses, com exposição e oficinas temáticas gratuitas, o Centro de Memória inaugurou neste de mês de setembro a exposição “A Presença dos Africanos na Costa Verde”, que é dedicada a homenagear os quatro quilombos da Costa Verde: Marambaia, Santa Justina/ Santa Izabel, Campinho da Independência e Santa Rita do Bracuí.

Ao longo de três meses, os visitantes terão a oportunidade de participar de uma série de atividades que exploram as tradições e a cultura afro-brasileira. Entre os temas abordados, destacam-se o jongo, contação de histórias, idioma iorubá, imersão de saberes iorubá, brinquedos e brincadeiras tradicionais, além de teatro experimental afro. Cada uma dessas atividades será conduzida por especialistas no respectivo campo, garantindo uma imersão completa e enriquecedora aos participantes.

A programação, que tem parceria com o Coletivo Aquilombar Itaguaí, contará com oficinas e workshops temáticos que abordam a arte, cultura e saberes afrocentrados. “A curadoria reflete o compromisso com a preservação e promoção da cultura afro-brasileira, buscando proporcionar uma experiência educativa e transformadora para todos. A exposição é um espaço de aprendizado com práticas de diversidade étnico-racial, baseadas na Lei 10.639/2003, além da troca de experiências e fortalecimento de saberes ancestrais de origem africana”, explicou Horlan Gentil, que é responsável pela Direção Criativa e Curadoria Geral do Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.