Categorias: Norte Fluminense

Projeto desenvolvido pela Defesa Civil de Macaé para situações de emergência e desastres é premiado

O “Projeto Voluntário de Proteção e Defesa Civil” da Prefeitura de Macaé garantiu o 3º lugar na Categoria Atendimento ao Cidadão – Projetos do II Prêmio Servidores Inovadores. O secretário de Defesa Civil da cidade do Norte Fluminense, Joseferson de Jesus Florêncio, destaca a importância desse reconhecimento. 

“Receber o prêmio, participar da cerimônia e ver outros colegas servidores lutando para ir além do esperado é uma sensação gratificante, mas nossa equipe ressalta que o maior sentimento está em perceber que caminhamos na direção certa, cumprindo nosso dever como servidor público e cidadão. Muito nos alegra treinar nossos voluntários para estarem preparados para momentos adversos, seja na rua, no trabalho ou em casa. Nós, como Secretaria, ficamos felizes pela visão voltada para o servidor, principalmente para nossa equipe que atua nessa área. A valorização desta ação já é um grande prêmio para todos nós”, destacou Joseferson.

A Secretaria Municipal Adjunta de Defesa Civil, por meio do Setor de Projetos e Treinamentos, observou através de ações rotineiras, a falta de preparo da população macaense diante de situações de emergência e desastres. 

Diante disso, foi elaborado um projeto para trabalhar a necessidade de integrar a sociedade à Política Municipal de Proteção e Defesa Civil para atuação organizada nas fases da Gestão do Risco e na Gestão do Desastre, bem como promover aos participantes aptidões para que eles possam agir em casos de emergência ou desastres, seja em casa, no trabalho e na comunidade, de maneira correta e ágil.

Fazem parte da equipe: Joseferson de Jesus Florêncio que é o secretário de Defesa Civil, Eduardo Lopes dos Santos, Gilson Régis Martins de Lima, Stenio Rafael de Pinho Vieira, Patrick da Silva Baltazar e Hudson José da Silveira. 

Defesa Civil destaca a importância da prevenção

Eles explicam a importância de prevenir e minimizar os desastres através de aulas práticas e teóricas, desenvolvendo nos cidadãos um maior senso de percepção dos riscos, através da mudança do comportamento social, identificando as oportunidades de nos anteciparmos aos desastres através de ações proativas dentro das comunidades.

Compondo a grade do curso estão as matérias: Trabalho Voluntário; Histórico de Defesa Civil; Percepção de Riscos; Segurança no Lar; Primeiros Socorros (teoria e prática); e Prevenção e Proteção contra incêndio (teoria e prática). 

“Este Projeto tem caráter contínuo, por isso, em 2022 aumentamos o número de turmas e formandos. Vale ressaltar que, no último módulo de aula, os alunos participam de um simulado de emergência que contempla todo o conteúdo abordado. A equipe usa os servidores para atuar, maquiar e produzir um clima de realidade para os participantes. Simulamos foco de incêndio, vítimas de acidentes, amputação de membros, engasgo de crianças e parada cardiorrespiratória”, explicaram.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

18 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

18 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

19 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

20 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

20 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

21 horas atrás