A entrega dos livros acontece através do projeto Navegando na Poesia.
A Escola Municipal Gervásio Vasconcelos Cordeiro, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, recebeu nesta segunda-feira (11) o segundo volume da coleção “Vamos brincar de poesia?” A entrega é através do projeto Navegando na Poesia.
Os livros entregues contam com poesias produzidas por estudantes de 43 escolas públicas em 11 municípios da Bacia de Campos. A produção aconteceu durante oficinas realizadas desde 2022. Em Campos, a entrega começou no último dia 30 de outubro e terminam em três de dezembro.
O evento é aberto aos pais e responsáveis. Ao todo, 14 escolas do município sediarão eventos equivalentes. As ações são intituladas de “Porto dos Poetas: Tesouro das Ondas” e enfatizam ao valor presente nas crianças e no seu potencial criativo.
A coordenadora de projetos da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Neidimar Abreu, diz que as ações contribuem com a transformação na vida dos alunos e letramento.
“A semente lançada regada com amor e dedicação pelos profissionais do projeto garantiram colher bons frutos. É maravilhoso ver todo empoderamento dos alunos autografando seus livros. Esse estímulo ao protagonismo da sua própria história potencializa o desenvolvimento da leitura e da escrita, o acesso às atividades literárias de forma lúdica impulsiona o gosto pela leitura”, destacou.
O Navegando na Poesia é um projeto realizado pela Associação Raízes em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Durante cada ano letivo, são realizadas oficinas nas 43 escolas contempladas, em Armação dos Búzios; Arraial do Cabo; Cabo Frio; Campos; Carapebus; Casimiro de Abreu; Quissamã; Macaé; Rio das Ostras; São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.
Os alunos participam de atividades lúdicas e educativas, como a produção de poesias. As ações visam despertar o interesse pela literatura.
Depois de produzidas, as poesias passaram por uma curadoria dos educadores e da coordenação pedagógica do Navegando na Poesia. Neste volume da coleção, foram selecionados 684 autores. Os livros são registrados pela Câmara Brasileira do Livro. Em Campos, por exemplo, há 89 autores mirins. Todos eles receberão exemplares dos seus livros, bem como as escolas e as secretarias de Educação.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Por Nelson Lopes Aliado "zero-um" de Eduardo Paes, o deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) se frustrou…
A Prefeitura de Levy Gasparian, na Região Serrana, em parceria com o empresário local Maicon…
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Subsecretaria de…
A agricultura de Casimiro de Abreu, cidade do Leste Fluminense, deu um passo importante rumo…
Neste sábado (5), a Secretaria da Pessoa com Deficiência de Armação dos Búzios promoverá a…
O Estado do Rio de Janeiro registrou uma queda de 18% na Razão da Mortalidade…