Região dos Lagos

Projeto EPES+40 Tech é lançado em Saquarema

A Prefeitura de Saquarema, na Região dos Lagos, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, deu início ao projeto EPES+40 Tech. A iniciativa tem como objetivo principal combater o analfabetismo digital entre moradores com mais de 40 anos, oferecendo aulas gratuitas na Escola de Programação e Empreendedorismo de Saquarema, localizada no Fly Shopping, na Rodovia Amaral Peixoto, km 71, em Bacaxá.

O analfabetismo digital, apesar da disseminação da tecnologia em nossa sociedade, ainda é uma realidade que afeta muitos ao redor do mundo. Reconhecendo a importância da inclusão digital, a Prefeita Lucimar Vidal destacou a relevância do projeto durante a aula inaugural da primeira turma. “Hoje, a tecnologia está avançando rapidamente e não podemos deixar que as pessoas fiquem para trás. Por isso iniciamos este projeto. O EPES+40 Tech atenderá um grupo que por muitas vezes não tem acesso às novidades tecnológicas e, por conta disso, ficam excluídos do mercado de trabalho”, afirmou a Prefeita.

O que é o projeto EPES+40 Tech?

O EPES+40 Tech é uma contrapartida social da Casa Brasil com a Prefeitura de Saquarema, oferecendo 300 vagas para pessoas com mais de 40 anos. O projeto é focado no nivelamento digital, capacitando os participantes com conhecimentos em programação, empreendedorismo e outras ferramentas tecnológicas essenciais para o cotidiano e o mercado de trabalho.

Em um mundo cada vez mais digital, a falta de habilidades tecnológicas pode ser um grande obstáculo. O EPES+40 Tech visa não apenas ensinar o uso de dispositivos e softwares, mas também proporcionar uma verdadeira inclusão digital. Os participantes aprenderão a navegar no universo digital com confiança, preparando-se para enfrentar os desafios da modernidade.

O projeto oferece 300 vagas e os interessados devem entrar em contato com a Secretaria da Escola de Programação de Saquarema para mais informações. A EPES já possui 300 alunos da Rede Municipal de Educação, que desenvolvem atividades em programação digital e empreendedorismo. Com ciclos de formação de dois anos, a escola prepara os alunos para ingressar em um mercado de trabalho cada vez mais tecnológico, focando também no desenvolvimento do pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Deputada Sarah Poncio inaugura gabinete externo em Três Rios

A Deputada Estadual Sarah Poncio (SSD) inaugurou, no último dia 23, um gabinete externo em…

22 horas atrás

Fiscalização mira embarcações abandonadas em Cabo Frio

A Prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos, intensificou desde o início de 2025…

24 horas atrás

Eleição fora de época movimenta Alerj

Não se fala outra coisa nos corredores da Alerj nesse final de recesso parlamentar. A…

24 horas atrás

Palestra gratuita sobre tendências de negócios para 2026 em Itaguaí

A Secretaria de Desenvolvimento de Itaguaí, em parceria com o Sebrae, promove nesta sexta-feira (30)…

1 dia atrás

Caminhão CAIXA atende empreendedores em Barra do Piraí até sexta-feira

O Caminhão CAIXA está em Barra do Piraí, no Sul Fluminense, até a próxima sexta-feira…

1 dia atrás

Plano de Mobilidade da Barra da Tijuca prevê investimento de R$200 milhões

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o vice-prefeito Eduardo Cavaliere participaram, nesta…

1 dia atrás