Região dos Lagos

Projeto incentiva cultivo de hortaliças em São Pedro da Aldeia

Alunos do bairro Campo Redondo, em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, participaram do projeto “EcoEscola: Educação Ambiental na Prática”, na terça-feira (29). A iniciativa é fruto da parceria entre a prefeitura e a Emater-Rio.

Os estudantes do 4º ano do turno integral da Escola Municipal Manoel Moraes da Silva participaram da oficina “Horta em pequenos espaços”. Através da ação, eles plantaram hortaliças, que podem ser cultivadas em pequenos espaços urbanos, como quintais.

A professora de Geografia e formadora da Coordenação de Educação Ambiental, Teresa Zambrotti, destacou a importância dos alunos terem contato com o ambiente externo. “Nós estamos retomando este projeto aqui no Horto Escola Artesanal, que é trazer as crianças para aprenderem educação ambiental na prática. É importante sair um pouco dos muros da escola, ter contato com a terra e conhecer esse ambiente, que é riquíssimo. O objetivo é conseguir replicar e multiplicar esse tipo de conhecimento”, afirmou.

Projeto também incentiva reciclagem

O objetivo é busca mostrar aos alunos todo o processo de plantio e transplante definitivo dessas mudas para o solo. Além disso, há o intuito de promover o entendimento de como o meio ambiente atua de uma forma integrada.

O projeto utiliza hortaliças como salsa, alface e jiló. Além de demonstrar o processo do plantio, o projeto também incentiva a reciclagem. Os vasos que receberam as mudas foram compostos por garrafas PET ou de amaciantes. A aluna Anna Gabriela Leal, de 10 anos, adorou a experiência. “Estou achando muito legal essa experiência de mexer com as plantas e aprender mais. A visita no horto foi legal”, comentou.

Emater destaca temáticas abordadas pelo projeto

A supervisora e engenheira agrônoma da Emater-Rio, Marília Grasiela, ressaltou a transdisciplinaridade da iniciativa. Ela foi a responsável por auxiliar os alunos no transplante da muda para o vaso definitivo. “As crianças conseguem aprender a respeito de ciências, pois falamos de todas as fases de desenvolvimento da planta. Desde a germinação, crescimento, frutificação, reprodução e morte das plantas e hortaliças, além de aprenderam sobre a importância da alimentação saudável e poderem reproduzir em casa”, comentou.

A iniciativa começou em agosto e permite desenvolver políticas públicas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU. Esses objetivos abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo, incluindo questões ambientais.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 

Posts Recentes

Feijoada de Carnaval no Vila Galé

A tradicional feijoada do Vila Galé Rio de Janeiro, realizada todos os sábados no hotel,…

1 dia atrás

Centro de Memória da Costa Verde participa do Grito de Carnaval no Rio

O Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde, que tem o…

1 dia atrás

Pinheiral leva projeto de apoio a comerciantes ao bairro Palmeiras

Dando prosseguimento às iniciativas para incentivar o comércio local, a Prefeitura de Pinheiral, por meio…

1 dia atrás

Meriti realiza mais de 100 cirurgias de catarata em mutirão

A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou…

1 dia atrás

Procon Cabo Frio notifica comércios por falta de acessibilidade

O Procon Cabo Frio, na Região dos Lagos, realizou nesta quinta-feira (29) uma fiscalização no…

1 dia atrás

Defesa Civil de Itaperuna abre inscrições para voluntários

A Defesa Civil de Itaperuna, no Norte Fluminense, está com inscrições abertas para novos voluntários…

1 dia atrás