Leste Fluminense
Avanço

Projeto piloto de rede subterrânea é discutido em Maricá

Prefeitura analisa proposta para enterramento da fiação elétrica na Rua Álvares de Castro, no Centro da cidade.

Compartilhe:
16 de julho de 2025
Sara Oliveira
Projeto piloto de rede subterrânea é discutido em Maricá
Reunião com a Enel apresenta benefícios e próximos passos para a implantação do projeto. (Foto: Lucas Nunes)

A Prefeitura de Maricá recebeu, nesta terça-feira (15), representantes da Enel Distribuição Rio para a apresentação de um projeto piloto de enterramento da rede elétrica na Rua Álvares de Castro, no Centro do município. O encontro foi realizado durante a reunião quinzenal da força-tarefa que reúne secretarias municipais e a concessionária de energia, com o objetivo de integrar ações voltadas à melhoria da infraestrutura urbana.

Realizada na sede da Prefeitura, a reunião teve como foco principal a exposição técnica do projeto, que prevê a substituição dos cabos aéreos por redes subterrâneas em um trecho inicial da via. A proposta está em análise e poderá passar por ajustes com base nas contribuições levantadas pelos órgãos municipais durante o debate.

Projeto piloto de rede subterrânea permite planejamento urbano eficiente

A secretária de Energias Renováveis e Iluminação Pública de Maricá, Verônica Costa, ressaltou os ganhos que a iniciativa pode trazer para a cidade. “Estamos indo por um caminho de planejamento de uma cidade mais segura. Outro importante ponto é o planejamento urbano. A rede subterrânea permite um planejamento urbano mais eficiente e organizado, sem necessidade de ter postes e fios aéreos. A cidade fica muito mais bonita”, destacou.

Entre os principais benefícios do sistema subterrâneo estão a redução de riscos em casos de temporais, colisões ou choques elétricos e a diminuição de interrupções no fornecimento de energia. Dados da Associação Brasileira das Empresas de Infraestrutura (Abemi) indicam que o índice de falhas pode cair até 50% com o enterramento da rede elétrica, que também apresenta maior durabilidade e menor perda técnica.

A Prefeitura de Maricá deve continuar avaliando a viabilidade técnica e financeira do projeto, que, se aprovado, poderá se expandir para outras áreas do município.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

/* */