Baixada Fluminense

Projetos para o desenvolvimento econômico da Baixada Fluminense

Nesta terça-feira (21), o Conselho Empresarial Firjan Caxias e Região deu início ao seu cronograma de atividades para 2025, reunindo representantes de governo e empresários da Baixada Fluminense. A reunião contou com a presença de secretários municipais de Belford Roxo, Duque de Caxias, Magé e São João de Meriti, além de integrantes da Firjan, para debater projetos e soluções de infraestrutura e inovação visando alavancar o desenvolvimento econômico da região.

Um dos destaques do encontro foi o projeto Licença 4.0, que busca agilizar os processos de licenciamento de obras e alvarás de funcionamento, contribuindo para a melhoria da infraestrutura local e atração de novos investimentos. Roberto Leverone, presidente da Firjan Caxias e Região, destacou a importância da iniciativa: “Essa reunião foi muito produtiva, com a participação de representantes das prefeituras interessados em aplicar o projeto Licença 4.0 em suas gestões. É uma grande oportunidade de continuarmos nossa parceria e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico dos municípios”.

Resultados concretos em Magé e expansão dos projetos para outros municípios

Durante o evento, foi formalizada a aplicação do Licença 4.0 em Magé, onde o projeto já trouxe melhorias significativas. Segundo Alcimar dos Santos Machado, coordenador de projetos da Secretaria de Urbanismo de Magé, o tempo de aprovação de projetos, que anteriormente chegava a 60 dias ou mais, agora está reduzido para 30 dias.

O consultor Alberto Besser reforçou o impacto do projeto: “Tivemos a oportunidade de mostrar os benefícios dessa iniciativa para que mais municípios façam adesão. A maior agilidade na emissão das licenças movimenta o mercado e gera empregos.”

Especialistas da Firjan trabalham em parceria com as prefeituras e o Corpo de Bombeiros para identificar gargalos nos processos de licenciamento e propor soluções que reduzam os prazos. Além da Baixada Fluminense, o projeto já foi implementado em cidades como Iguaba Grande, Três Rios e Nova Friburgo. A iniciativa é oferecida gratuitamente às prefeituras e gera benefícios como aumento na arrecadação de taxas e maior atração de investimentos.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Secovi Rio participa da Expocond RJ e reforça apoio ao setor condominial na Região Serrana

O Secovi Rio participou da abertura da Expocond RJ 2025, realizada nos dias 18 e…

4 horas atrás

Obras contra enchentes começam em Realengo

A Prefeitura do Rio de Janeiro iniciou, no último sábado (19), uma série de grandes…

6 horas atrás

Mais um reforço no PSDB

O Deputado Federal Marcelo Queiroz se filiou ao PSDB. É mais um reforço que chega…

6 horas atrás

São Pedro da Aldeia realiza 5ª Conferência Municipal de Cultura

A cidade de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, se prepara para realizar…

7 horas atrás

Embratur e UFF lançam curso para guias de turismo no RJ

A Embratur, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), lançou nesta segunda-feira (21) o…

7 horas atrás

Cinema e arraiá animam Praia Pequena em Mangaratiba

A Praia Pequena, em Mangaratiba, será palco de uma edição especial de inverno do Cine…

7 horas atrás