Baixada Fluminense

Projetos para o desenvolvimento econômico da Baixada Fluminense

Nesta terça-feira (21), o Conselho Empresarial Firjan Caxias e Região deu início ao seu cronograma de atividades para 2025, reunindo representantes de governo e empresários da Baixada Fluminense. A reunião contou com a presença de secretários municipais de Belford Roxo, Duque de Caxias, Magé e São João de Meriti, além de integrantes da Firjan, para debater projetos e soluções de infraestrutura e inovação visando alavancar o desenvolvimento econômico da região.

Um dos destaques do encontro foi o projeto Licença 4.0, que busca agilizar os processos de licenciamento de obras e alvarás de funcionamento, contribuindo para a melhoria da infraestrutura local e atração de novos investimentos. Roberto Leverone, presidente da Firjan Caxias e Região, destacou a importância da iniciativa: “Essa reunião foi muito produtiva, com a participação de representantes das prefeituras interessados em aplicar o projeto Licença 4.0 em suas gestões. É uma grande oportunidade de continuarmos nossa parceria e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico dos municípios”.

Resultados concretos em Magé e expansão dos projetos para outros municípios

Durante o evento, foi formalizada a aplicação do Licença 4.0 em Magé, onde o projeto já trouxe melhorias significativas. Segundo Alcimar dos Santos Machado, coordenador de projetos da Secretaria de Urbanismo de Magé, o tempo de aprovação de projetos, que anteriormente chegava a 60 dias ou mais, agora está reduzido para 30 dias.

O consultor Alberto Besser reforçou o impacto do projeto: “Tivemos a oportunidade de mostrar os benefícios dessa iniciativa para que mais municípios façam adesão. A maior agilidade na emissão das licenças movimenta o mercado e gera empregos.”

Especialistas da Firjan trabalham em parceria com as prefeituras e o Corpo de Bombeiros para identificar gargalos nos processos de licenciamento e propor soluções que reduzam os prazos. Além da Baixada Fluminense, o projeto já foi implementado em cidades como Iguaba Grande, Três Rios e Nova Friburgo. A iniciativa é oferecida gratuitamente às prefeituras e gera benefícios como aumento na arrecadação de taxas e maior atração de investimentos.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Choque de Gestão em Rio das Ostras

O prefeito Carlos Augusto chegou com tudo e emplacou um choque de gestão em Rio…

13 horas atrás

BioParque do Rio inicia projeto inédito para proteger espécie de rã

O BioParque da capital fluminense iniciou um novo projeto para a proteção da rã-de-seropédica (Physalaemus…

14 horas atrás

Estoque de sangue zerado no Hemocentro Regional de Campos

O Hemocentro Regional de Campos (HRC), no Norte Fluminense, enfrenta uma grave crise em seu…

14 horas atrás

Alerj analisa campanha educacional para educação no trânsito

A Alerj analisa uma campanha educacional voltada para motoristas e pedestres, com o objetivo de…

15 horas atrás

Caixa disponibiliza saque calamidade para São Fidelis e SFI

Os trabalhadores de São Fidélis e São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, podem solicitar,…

15 horas atrás

Panorama Atual do Câncer nos EUA: Avanços, Desafios e Perspectivas Futuras

*Por Flávio Cure O câncer continua sendo uma das principais causas de morte nos Estados…

16 horas atrás