Região Serrana
Destaque

Qualificação de servidores coloca Teresópolis entre os melhores do Estado

Cidade ocupa 84ª posição nacional e é quinta melhor no Rio de Janeiro em qualificação do funcionalismo.

Compartilhe:
01 de novembro de 2024
Sara Oliveira
Qualificação de servidores coloca Teresópolis entre os melhores do Estado
Teresópolis é o 1º colocado da Região Serrana e o 5ª do Estado do Rio no ranking nacional de qualificação dos servidores públicos. (Foto: reprodução da internet)

A cidade de Teresópolis, na Região Serrana, foi classificado como o primeiro na região e o quinto melhor do Estado do Rio de Janeiro no ranking de qualificação dos servidores públicos, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados 2024, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) na última terça-feira (29). Na lista nacional, a cidade ocupa a 84ª posição, ficando atrás apenas de Volta Redonda (83ª), Campos dos Goytacazes (78ª), Maricá (72ª) e a capital, Rio de Janeiro (56ª).

O ranking mede o número de servidores municipais da administração direta com ensino superior, usando-o como critério de qualificação. Segundo o CLP, esse é um dos indicadores mais confiáveis e transparentes disponíveis para avaliar a capacitação no serviço público.

Formação contínua e projetos de qualificação profissional

Desde 2019, a prefeitura de Teresópolis, em parceria com a Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), vem investindo na qualificação de seus servidores. O Projeto de Educação Itinerante “ECG Presente” oferece cursos e palestras voltados ao aperfeiçoamento técnico e de gestão pública, visando a melhoria no atendimento à população.

O estudo do CLP classifica os estados brasileiros com base em 99 indicadores que avaliam aspectos como Sustentabilidade Ambiental, Educação, Eficiência da Máquina Pública e Segurança Pública, buscando incentivar a excelência na administração pública e promover um ambiente favorável ao desenvolvimento social e econômico.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.