Conexão Rio-BSB

Quaquá, Jordy e a dança das cadeiras no Congresso

Por Nelson Lopes


Washington Quaquá, do PT, foi o único deputado federal do Rio a abocanhar uma prefeitura no primeiro turno. O aliado de Lula, só pra variar, teve votação acachapante no município fluminense – 73,74% votos válidos. A suplente que assume o lugar na Câmara dos Deputados é Enfermeira Rejane (PCdoB). É a primeira vez que ela vai bater ponto em Brasília, apesar de ser antiga conhecida do eleitor do Rio, já que acumula três mandatos como deputada estadual, entre 2011 e 2023 – todos pelo PCdoB.

Outro que ainda pode se licenciar é o bolsonarista Carlos Jordy, do PL. Ele concorre em Niterói contra o ex-prefeito Rodrigo Neves, do PDT, no segundo turno. Espera-se que o ex-presidente Jair Bolsonaro entre com tudo nesta candidatura e participe de atos ao lado dele, com o objetivo de elegê-lo. Caso ele saia da Câmara mesmo, quem assume o seu lugar é o 1º suplente, Dr. Flávio. É esperar para ver.


Ramagem e a cadeira de deputado

Apesar de ter registrado 29% dos votos para a prefeitura do Rio, Alexandre Ramagem não voltará a ser a aposta do PL para cargos mais altos. Pegou mal no partido o ataque ao governador Cláudio Castro, seu colega de PL. Durante o último debate, Ramagem disse que a gestão de Castro é “medíocre”. Por isso, não existe intenção de colocá-lo novamente como candidato à prefeitura ou ao Senado – o que seria possível, caso ele passasse de turno. 

Para os caciques do PL, Ramagem provou ter “tamanho” para seguir sendo candidato a deputado federal. Ligado à causa da segurança, por ser delegado da Polícia Federal, ele deve acrescer a lista de puxadores de votos da bancada da bala do Rio.


Planos frustrados da família Silveira!

Quem deu com os burros n’água foi o deputado federal Bebeto, do PL, que era candidato a vice-prefeito de São João do Meriti, na Baixada Fluminense. Com a ratificação da vitória da chapa encabeçada por Leo Vieira (Repubçlicanos) pelo TSE, Bebeto – que era adversário de Vieira – terá que voltar a bater ponto na Câmara dos Deputados.

O porquê de eu estar explicando isso? É que caso fosse empossado no município da Baixada Fluminense, Bebeto abriria caminho para a advogada Paola da Silva Daniel, mulher de Daniel Silveira – o polêmico deputado condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por ameaça aos ministros. Bebeto foi eleito pelo PTB (hoje PRD) com 41.075 votos. Já Paola Daniel teve 25.629 votos, o que a torna a primeira suplente da coligação.


Tropa governista na CCJ

Quem se destacou durante a sessão da CCJ que aprovou um pacote de medidas anti-STF, nesta quarta, foram os deputados Lindbergh Farias, do PT, e Chico Allencar, do PSOL. Os dois deputados do Rio bradaram contra as tentativas de reverter a lei para reduzir os poderes dos ministros do Supremo. Apesar disto, vitória da oposição que aprovou a polêmica PEC das Decisões Monocráticas.

O texto, basicamente, impede ministros da Suprema Corte de dar “canetadas” capazes de mudar os rumos da República. Nem é preciso dizer que o ministro Alexandre de Moraes, que vive às voltas com o bolsonarismo, foi o mais citado da sessão…


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Substituição do Riocard Mais começa em Friburgo

Os usuários do transporte coletivo municipal de Nova Friburgo, na Região Serrana, que têm direito…

14 horas atrás

Capacitação para prevenção da violência na infância é promovida em Mesquita

A Prefeitura de Mesquita, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a capacitação “Infância…

14 horas atrás

Casimiro de Abreu divulga lista da pré-matrícula da Rede Municipal

A Secretaria Municipal de Educação de Casimiro de Abreu, no Leste Fluminense, disponibiliza, a partir…

14 horas atrás

Secovi Rio empossa nova diretoria para o quadriênio 2026–2030

O Secovi Rio (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e…

16 horas atrás

Firjan Sul Fluminense sedia Hora Técnica da Procuradoria do Inea

A Firjan Sul Fluminense sediou, na última quinta-feira (22), a Hora Técnica da Procuradoria do…

17 horas atrás

Fculti Verão leva programação cultural gratuita a Itaguaí

A Prefeitura de Itaguaí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza entre os dias…

2 dias atrás