Baixada Fluminense

Quilombos da Costa Verde são homenageados em exposição

A partir do dia 6, o Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde, que tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, oferece uma exposição dedicada a homenagear os quatro quilombos da Costa Verde. A entrada é gratuita e o espaço cultural fica no Shopping PátioMix, localizado na Rodovia Rio x Santos, SN, Itaguaí.

A abertura da exposição contará com três dias de celebrações, de 6 a 8 de setembro, a partir das 16h, em homenagem aos quilombos da Marambaia, Santa Justina/ Santa Izabel, Campinho da Independência e Santa Rita do Bracuí.

Na programação da inauguração inclui artesanato, culinária típica, roda de jongo samba e poesia, grupos de capoeira, Quilombo do Campinho da Independência com artesanato produzido com a tradicional Palmeira Jussara, maquiagem artística africana, trancistas; apresentação do CIEP 498 Irmã Dulce com coral afro e instrumental. Também é esperada a presença de representantes de Instituições Afro-Brasileiras de Itaguaí.

Ao longo de três meses, os visitantes terão a oportunidade de participar de uma série de atividades que exploram as tradições e a cultura afro-brasileira. Entre os temas abordados, destacam-se o jongo, culinária típica, contação de histórias, idioma iorubá, imersão de saberes iorubá, brinquedos e brincadeiras tradicionais, além de teatro experimental afro. Cada uma dessas atividades será conduzida por especialistas no respectivo campo, garantindo uma imersão completa e enriquecedora aos participantes.

A programação, que tem parceria com o Coletivo Aquilombar Itaguaí e é coordenada por Thamyres Dutra, contará com oficinas e workshops temáticos que abordam a arte, cultura e saberes afrocentrados. “A curadoria reflete o compromisso com a preservação e promoção da cultura afro-brasileira, buscando proporcionar uma experiência educativa e transformadora para todos.

A exposição promete ser um espaço de aprendizado com práticas de diversidade étnico-racial, baseadas na Lei 10.639/2003, além da troca de experiências e fortalecimento de saberes ancestrais de origem africana”, explicou Horlan Gentil, que é responsável pela Direção Criativa e Curadoria Geral do Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde.

“É uma oportunidade imperdível para quem deseja se conectar com a história e as tradições dos quilombos, e para aqueles que buscam expandir seus conhecimentos sobre a cultura afro-brasileira. A exposição e as oficinas estarão abertas ao público durante três meses, oferecendo uma vasta gama de atividades para todas as idades e interesses”, finaliza Alessandra Reis, idealizadora do projeto Ativação Cultural Itaguaí e do Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde.

A exposição “A Presença dos Africanos na Costa Verde” é gratuita e é possível visitá-la de terça-feira a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos, das 15h às 21h.

Posts Recentes

Carlos Augusto lidera com 28 pontos na disputa em Rio das Ostras

Uma pesquisa, divulgada pelo instituto Paraná Pesquisas no último dia 13 mostra Carlos Augusto (PL)…

1 hora atrás

Cartórios de Imóveis realizam quase meio milhão de atos online no RJ

Os Cartórios de Registro de Imóveis do Estado do Rio de Janeiro registraram, no primeiro…

2 horas atrás

Villarreal fecha parceria com Resende e tem homenagem no Cristo

O Cristo Redentor se iluminou de amarelo para celebrar a nova parceria entre o clube…

2 horas atrás

Mutirão de mamografia e ultrassonografia em Vassouras

A cidade de Vassouras, no Sul Fluminense, receberá, na próxima semana, o Mamógrafo Móvel da…

3 horas atrás

Resumo do livro “O Maior Vendedor do Mundo”, de Og Mandino

Por Juedir Teixeira* Tem determinadas obras que nunca envelhecem "O Maior Vendedor do Mundo" é…

3 horas atrás

TRE-RJ anuncia transporte público gratuito nos dias de eleições

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) informou que o transporte público será…

4 horas atrás