Cooperação visa fortalecer as ações de proteção e desenvolvimento do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.
A Prefeitura de Quissamã, no Norte Fluminense, assinou acordo de cooperação técnica com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A parceria visa fortalecer as ações de proteção e desenvolvimento do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.
Para o vice-prefeito, Marcelo Batista, a iniciativa vai beneficiar uma das mais importantes unidades de conservação da costa brasileira. “Essa parceria demonstra nosso compromisso com a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da região. O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba é um patrimônio natural de grande importância e precisamos garantir sua proteção”, ressaltou.
A assinatura acontece durante a primeira Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente e Mudança do Clima. O evento aconteceu na própria cidade.
O secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca de Quissamã, Luiz Carlos Fonseca, afirmou que a parceria com o ICMBio e a realização da conferência são cruciais para enfrentar os desafios da mudança do clima e construir um futuro mais sustentável.
Já o presidente do parque, Marcelo Pessanha, reforçou o papel fundamental da sociedade civil na conservação do meio ambiente. “A participação de diversos atores sociais neste evento demonstra o compromisso da sociedade com a preservação do meio ambiente. Agora, é fundamental que cada um de nós assuma seu papel e trabalhe em conjunto para implementar as ações propostas”, pontuou.
Com a assinatura do acordo, os órgãos iniciarão a implementação das ações previstas. As medidas serão focadas na conservação do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, além da promoção do desenvolvimento sustentável da região.
“Ao fortalecer a proteção do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, estamos investindo em um dos nossos maiores atrativos turísticos. O turismo sustentável é fundamental para o desenvolvimento econômico da nossa cidade, e este acordo nos coloca em uma posição privilegiada para atrair visitantes que buscam experiências autênticas e contato com a natureza”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso.
O acordo prevê a realização de diversas iniciativas conjuntas, como educação ambiental, desenvolvimento de infraestrutura, realização de estudos e monitoramentos para acompanhar a saúde do ecossistema e identificar possíveis ameaças. Outras ações são o fortalecimento da prevenção e combate a incêndios florestais e concessão de veículos, maquinários e equipamentos para facilitar a realização das atividades de gestão do parque.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A Prefeitura de Maricá lançou, no último dia 13 de maio, o projeto "Guarda Mirim",…
O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, mantido pela Light no município de…
Apesar da clara situação atual de pouco investimento, Bangu e Olaria são dois dos mais…
A Prefeitura de Volta Redonda, no Sul Fluminense, anunciou a prorrogação das inscrições para o…
Neste mês de maio, aquela época especial de brinde às noivas, o VINO! Copacabana tem…
Nesta sexta-feira (16), o Instituto Coalizão Rio, em parceria com o Sistema OCB/RJ, promoveu o…