Norte Fluminense
Quissamã

Trabalho da Prefeitura de Quissamã recebe prêmio por trabalho contra obesidade infantil

Trabalho em Quissamã foi um dos seis premiados na V Mostra de Experiências de Alimentação e Nutrição do Sistema Único de Saúde.

Compartilhe:
16 de outubro de 2022
Trabalho da Prefeitura de Quissamã recebe prêmio por trabalho contra obesidade infantil
O trabalho em Quissamã foi preparado em parceria com a subsecretária de Saúde, Sabrine Pereira, o Estratégia de Saúde da Família e o Programa de Saúde na Escola e da Criança e do Adolescente.

Um trabalho da Prefeitura de Quissamã sobre obesidade infantil foi um dos seis premiados na V Mostra de Experiências de Alimentação e Nutrição do Sistema Único de Saúde – SUS. O trabalho detalha a experiência de Quissamã, no Norte Fluminense, com o PROTEJA, programa Estratégia  Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil.

A premiação ocorreu durante o XXVII Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran), em Maceió (AL). Ao todo, foram inscritos 240 trabalhos. Apenas 18 municípios foram selecionados para apresentação oral e somente seis foram premiados.

Segundo o município, o trabalho foi preparado em parceria com a subsecretária de Saúde, Sabrine Pereira, o Estratégia de Saúde da Família e o Programa de Saúde na Escola e da Criança e do Adolescente. A apresentação foi de Alba Abreu, nutricionista e Coordenadora da ATAN – Área Técnica de Alimentação e Nutrição.

Quissamã contra a obesidade infantil

Segundo a Prefeitura, o município encontra-se com as ações consolidadas no combate à obesidade infantil. Apenas em 2021, cerca de metade da população foi acompanhada com dados nutricionais, o que permite mapear o risco nutricional de crianças de zero a 10 anos e planejar ações para esse grupo.

“Quero agradecer a todas as secretarias, que tão logo solicitadas, foram fundamentais no êxito do trabalho. Foi apresentada a proposta do programa a secretária de Esporte e Juventude, aos de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Comunicação Social, Educação e Assistência Social, e sensibilizados, foram inseridos nesta construção ao serem solicitadas informações sobre ações realizadas pela secretaria. A partir dos dados recebidos, foram alinhadas as ações a serem executadas”, agradeceu Alba.