Raios são mais frequentes no verão. (Foto: Lucas Pavone)
A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, alerta para a necessidade de medidas preventivas diante da grande incidência de raios. Segundo dados da concessionária responsável pela distribuição de energia, o município registrou em 2024 o maior número de raios entre as 66 cidades atendidas pela empresa.
De acordo com a Defesa Civil, em períodos de tempestade as pessoas devem evitar áreas abertas. A recomendação também inclui manter-se longe de árvores e postes. Desconectar aparelhos eletrônicos da rede elétrica e, caso esteja no trânsito, permanecer dentro do veículo, com as janelas fechadas são outras orientações.
O órgão explica que a ocorrência de raios é resultado do acúmulo de cargas elétricas entre nuvens ou entre nuvens e o solo, que são potencializados pelo calor e pela umidade intensa do verão. A estação é um período em que tempestades elétricas são frequentes.
A Defesa Civil orienta que a população deve manter calhas limpas, evitar ruas alagadas e acompanhar os alertas meteorológicos emitidos pelos canais oficiais.
“Quem estiver na praia durante uma tempestade deve redobrar os cuidados. É essencial sair imediatamente da água, pois ela é condutora de eletricidade, e evitar permanecer na areia, que é um campo aberto. Busque abrigo em construções seguras, como quiosques fechados ou prédios. Nunca fique próximo a guarda-sóis, mastros de bandeira ou qualquer outro objeto metálico que possa atrair raios”, alerta a Defesa Civil.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A Associação Brasileira dos Advogados, através da presidente da Comissão Previdenciária Estadual, a advogada Juliana…
O Rio celebra o Mondial de La Bière, no Pier Mauá, até 14 de setembro,…
Com aumento da área produtiva, o Rio de Janeiro registrou crescimento de 2,2% na produção…
No dia 23 de setembro, micro e pequenas empresas (MPEs) do Rio de Janeiro que…
Nesta semana, nos dias 11 e 12 de setembro, Armação dos Búzios, na Região dos…
Por Nelson Lopes O voto do ministro Luiz Fux, que absolveu Bolsonaro no julgamento pela…