A reciclagem de óleo é incentivada em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos. Entre julho e setembro, o município conseguiu recolher 7 mil litros de óleo para reciclagem. A iniciativa é fruto de parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Pesca e a Unilagos – Reciclagem de Óleo Vegetal.
O projeto foi implementado em julho de 2023 com o objetivo de eliminar a presença de óleo de cozinha usado na água. Para isso, basta que o morador entregue o óleo usado em uma garrafa ou pote com tampa bem vedado e leve para os pontos de coleta. Em julho, mês que iniciou a ação, foram coletados 2.520 litros de óleo usado. Em agosto, foi coletado o maior índice, totalizando 2.620 litros. Já em setembro, 2.400 litros de óleo de cozinha usado foram coletados.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira, disse que a ação de coleta é considerada fundamental para a sustentabilidade.
“É uma ação extremamente importante, pois, além de evitar que esse material vá para o meio ambiente, você está pontuando para o ICMS ecológico do município, uma vez que esse óleo é contabilizado e, assim, gera recurso para o ICMS do município”, afirmou.
Confira os pontos de coleta de óleo de cozinha usado instalados em São Pedro da Aldeia:
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…