Economia

Recorde histórico na abertura de empresas em 2024 no Estado

O Estado do Rio de Janeiro alcançou em 2024 um marco histórico na abertura de empresas. Até novembro, foram 70.324 novos negócios registrados, superando em 4,5% o recorde anterior, estabelecido em 2021. Apenas no mês de novembro, a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA) registrou 5.886 novas empresas, o segundo melhor desempenho para o mês em seus 216 anos de história.

“O crescimento contínuo no número de empresas reflete o potencial empreendedor do fluminense. Esses recordes são resultado da credibilidade e da gestão responsável dos últimos anos, que criaram um ambiente de negócios mais estável e seguro. Estamos no caminho certo para impulsionar o desenvolvimento econômico do Estado”, destacou o governador Cláudio Castro.

De janeiro a novembro, o crescimento na abertura de empresas foi 5,4% superior ao mesmo período de 2023. O Estado também registrou recordes mensais em seis dos 11 meses de 2024, com destaque para julho, que contabilizou 7.315 novos negócios.

Alvará Automatizado contribuiu para o recorde de abertura de empresas no Estado

Um dos fatores que contribuíram para o desempenho foi a expansão do Alvará Automatizado, que agora está presente em todos os 92 municípios do Estado. Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, foi o último município a aderir à ferramenta, em cerimônia realizada no dia 2 de dezembro.

“Esse sistema centralizado permite que o empresário receba CNPJ, contrato social, inscrição estadual e alvarás de diferentes órgãos imediatamente após o registro. Isso simplifica e agiliza os processos, fortalecendo o ambiente de negócios em todo o estado”, explicou Sergio Romay, presidente da JUCERJA.

O Rio de Janeiro é o primeiro estado do país a atingir esse nível de integração, um marco que reflete a prioridade dada à modernização e à desburocratização. Para 2025, novos projetos estão sendo desenvolvidos para aprimorar ainda mais o suporte ao empreendedorismo.

“Vem muito mais por aí”, prometeu Romay, ressaltando o compromisso da JUCERJA em fortalecer o desenvolvimento econômico e a geração de empregos no Estado.

Com esses avanços, o estado do Rio de Janeiro segue consolidando sua posição como um dos maiores polos de empreendedorismo do Brasil, com perspectivas ainda mais promissoras para o futuro.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Novo Mecanismo nos Benefícios Cardiovasculares das Estatinas para HIV

*Por Flávio Cure Pesquisadores identificaram um novo mecanismo que pode explicar os benefícios cardiovasculares do…

11 horas atrás

Presidente da Comlurb apresenta novo modelo de coleta domiciliar em palestra no Secovi Rio

Na manhã do último dia 5, o auditório do Secovi Rio recebeu o presidente da…

11 horas atrás

Festa da democracia rubro-negra

Com 1.731 votos, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, foi eleito Presidente do Clube de Regatas…

12 horas atrás

Maternidade de Santa Cruz da Serra celebra 25 mil exames neonatais

Na segunda-feira (9), a Maternidade Municipal de Santa Cruz da Serra, em Duque de Caxias,…

14 horas atrás

Defeso do camarão e piracema: Macaé inicia cadastro

A Secretaria Municipal Adjunta de Pesca e Aquicultura de Macaé, no Norte Fluminense, iniciou a…

15 horas atrás

Botafogo terá ídolos homenageados na Câmara do Rio

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro será palco de uma cerimônia especial em homenagem…

15 horas atrás