Foco Imobiliário

Reforma Tributária marca nova era de profissionalização no mercado imobiliário

O Creci-RJ promoveu, em 22 de outubro, mais uma edição do PodCreci, com o tema “Reforma Tributária e impactos no mercado imobiliário”. O episódio, apresentado pelo corretor de imóveis Wilson Martins, trouxe uma discussão aprofundada sobre as mudanças trazidas pela Lei Complementar nº 214, que regulamenta a reforma do sistema de tributação sobre o consumo no Brasil, conforme a Emenda Constitucional 132/2023.

Durante o programa, foram debatidos os principais pontos da reforma e como ela afeta diretamente os segmentos de locação de imóveis. O episódio abordou tanto as mudanças já em vigor quanto as que ainda serão implementadas, destacando que a reforma representa mais do que uma atualização legislativa, ou seja, trata-se de uma verdadeira transformação cultural na forma como o país lida com tributos.

O especialista André Lima explicou que o objetivo central da reforma é simplificar o sistema tributário brasileiro: “A nossa estrutura tributária é complexa, por isso precisou de uma simplificação. Nesse momento, o que está valendo e já possui regulamentação é a reforma dos tributos sobre o consumo. Estamos falando da substituição do PIS e Cofins pelo CBS, e do ISS e ICMS pelo IBS. O IPI também dará lugar ao IS, o Imposto Seletivo. Ou seja, estão nascendo o CBS e o IBS, que juntos formam o IVA (Imposto sobre Valor Agregado). É um sistema com base unificada, mas gestão compartilhada. Nesse contexto, ninguém passará ileso a essas mudanças, sejam empresas ou pessoas físicas”, afirmou.

Já o convidado Luiz Cláudio Moreira destacou os reflexos diretos da nova legislação para os proprietários de imóveis: “Seja o locador pessoa física ou jurídica, em algumas situações ele passa a ser contribuinte e poderá ter que emitir nota fiscal sobre o aluguel. Essa reforma exige uma verdadeira virada de chave de todos nós”, observou.

O host Wilson Martins reforçou o caráter transformador do momento vivido pelo setor imobiliário: “Toda mudança gera receio, especialmente quando desconhecemos seus impactos. Mas acredito que essa reforma traz uma oportunidade de profissionalização do mercado de locações. Ela valoriza o trabalho do corretor e das empresas de administração imobiliária, que passam a atuar com mais transparência e segurança. Não há mais espaço para a informalidade”, concluiu.

O Creci-RJ segue acompanhando de perto todas as transformações que afetam o setor e reforça seu compromisso com a orientação e valorização dos corretores de imóveis diante das novas exigências legais e de mercado.

Assista ao episódio completo do PodCreci no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=vwunOTSS934


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

A Coluna Foco Imobiliário é produzida com material enviado pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ)


Posts Recentes

Feira Livre fortalece economia e valoriza produtores de Barra Mansa

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Ordem Pública, segue promovendo a…

6 horas atrás

Costa do Sol realiza 3º Encontro Regional de Turismo em Macaé

De frente para o mar, na Praia dos Cavaleiros, Macaé sediou, na última terça-feira (11),…

6 horas atrás

Prefeito interino faz festinha no Palácio da Cidade

A cidade do Rio de Janeiro está sendo governada desde segunda-feira pelo presidente do Tribunal…

6 horas atrás

Encontro Nacional do Associativismo debate ambiente de negócios

A Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) sediou, no dia 10 de novembro, a…

1 dia atrás

Reserva do Tinguá vira Patrimônio Paisagístico e Turístico do Estado

A Reserva Biológica do Tinguá, considerada patrimônio natural da humanidade e área de proteção ambiental,…

1 dia atrás

Castramóvel em São João de Meriti tem nova etapa

A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Subsecretaria Municipal de Bem-Estar Animal,…

1 dia atrás