Região dos Lagos

Coleta seletiva em escolas de Búzios

A Prefeitura de Búzios, na Região dos Lagos, iniciou a implementação da coleta seletiva na cidade através da educação ambiental nas escolas municipais. O projeto será desenvolvido através de três etapas: planejamento, implantação e manutenção.

No primeiro momento, a iniciativa será implantada nas escolas públicas municipais Professor Darcy Ribeiro, no Centro; Nicomedes, em Manguinhos; Professora Ciléa Maria Barredo, no bairro da Rasa; e Professora Regina da Silveira, no bairro São José. Ao todo, 28 escolas municipais serão contempladas.

O objetivo é introduzir a conscientização nos estudantes pelo consumo consciente e descarte correto dos resíduos recicláveis.

As escolas públicas serão equipadas com contentores e contêineres para as estações primárias e secundárias dos descartes.  Serão disponibilizadas tecnologia, material técnico e didático para que professores e alunos, possam interagir e implementar a prática cotidiana da separação dos resíduos e entender toda a cadeia logística dos resíduos e a produção de riqueza.

Implantação da coleta seletiva inclui central de triagem

A coleta seletiva é um processo que separa e recolhe o lixo seco descartado pelas empresas, comércios e residências. Nessa seleção, o lixo que pode ser reciclado é separado dos resíduos orgânicos, que geralmente é descartado e levado para os aterros sanitários ou viram compostagem.

Uma central de triagem vai receber todos os resíduos recicláveis para realizar a preparação correta para que esses resíduos sejam encaminhados para os recicladores. Neste local, as cooperativas que aderirem ao projeto receberão os resíduos previamente classificados vindo das escolas. Em um ambiente saudável, eles poderão fazer todo o pré-preparo.

Coleta seletiva movimenta economia

A implantação do projeto tem caráter solidário. Com o envolvimento das cooperativas, a coleta seletiva vai proporcionar formalidade a que vivem da catação de resíduos pela cidade.

Além disso, a implementação visa proporcionar economia aos recursos públicos, já que o volume de resíduos destinados ao aterro sanitário serão reduzidos. Como a prefeitura paga por toneladas, haverá economiza em despesas. O município também arrecadará mais através do repasse do ICMS ecológico, mais conhecido como ICMS verde.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Teresópolis: desfile e eventos culturais para celebrar 133 anos

As comemorações pelo aniversário de 133 anos de Teresópolis, na Região Serrana, celebrado oficialmente neste…

33 minutos atrás

Fiocruz alerta para meningite transmitida por caramujo

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou um alerta para a transmissão de meningite por meio…

52 minutos atrás

Iguaba Grande realiza o tradicional Arraiá Iguapira

A Prefeitura de Iguaba Grande, através da Secretaria de Turismo e Lazer, realizará nos dias…

4 horas atrás

Corretores se capacitam para atuar no mercado imobiliário internacional

Em um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental que os corretores de imóveis busquem…

5 horas atrás

Maricá inicia 6º Festival Gastronômico de Inverno nesta sexta-feira

A cidade de Maricá, no Leste Fluminense, inicia nesta sexta-feira (5) a sexta edição do…

5 horas atrás

São Januário: lei para reforma é sancionada

O prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, sancionou na noite desta quarta-feira (3) a Lei…

5 horas atrás