Região dos Lagos

Dengue: Búzios inicia vacinação de crianças de 10 a 14 anos

A Secretaria de Saúde de Búzios, na Região dos Lagos, iniciou nesta semana a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos. A medida segue as orientações do Ministério da Saúde.

A campanha acontece em todos os postos de saúde do município. O atendimento acontece das 9h às 16h nos bairros Capão, José Gonçalves, Baia Formosa, Arpoador, Geribá, Ferradura e Brava, e das 8h às 18h nos bairros Cem Braças, São José, Rasa e na Clínica da Família.

Público alvo da vacinação contra dengue

Para receber o imunizante, o menor de idade deve estar acompanhado de um responsável e apresentar CPF e a carteira de vacinação, caso possua. O esquema vacinal é de duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. A faixa etária de 10 a 14 anos foi selecionada pelo Governo Federal por apresentar maior risco de hospitalização pela doença.

As exceções são gestantes, lactantes, pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida — como terapias imunossupressoras, infecção por HIV sintomática ou evidência de função imunológica comprometida — e pessoas com hipersensibilidade aos componentes da vacina. Quem teve quadro recente de dengue deve aguardar seis meses desde o início dos sintomas para receber o imunizante. Já quem tem sintomas da doença (como febre e dor no corpo) deve buscar atendimento médico e avaliar a possibilidade da vacinação.

Vacina contra dengue é aprovada pela Anvisa

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que pode evoluir para quadros graves.

Até o momento, não existe um medicamento específico para o tratamento da dengue, o que torna a vacinação uma medida essencial para a prevenção e controle da doença. A vacina contra a dengue é segura e eficaz e foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A campanha faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Governo Federal, sendo o Brasil o primeiro país do mundo a incorporar o imunizante à rede pública de saúde.

Casos de dengue ultrapassam 5 milhões

Conforme dados do Ministério da Saúde, até o início da tarde desta quinta-feira (23), o país contabilizada 5.183.505 casos prováveis da doença somente em 2024, enquanto que as mortes chegaram a 2.959. Há ainda 2.662 óbitos em investigação.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

8 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

8 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

9 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

10 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

10 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

11 horas atrás