O processo de povoamento e desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro tem ligação direta com a relação entre os indígenas e os europeus que aqui chegaram com intenção de fincar raízes ou somente explorar as riquezas. Mas a história de algumas cidades conta capítulos marcantes desta relação que infelizmente viria a terminar no futuro com a dizimação do povo indígena que aqui morava.
Um desses lugares é Saquarema ou Socó-Rema, como chamavam os Índios Tamoios que moravam nas terras ao redor de uma grande lagoa, onde hoje se encontra o município na Região dos Lagos. A expressão Socó-Rema significa um bando de Socós, ave que habitava a lagoa. Com o passar do tempo e o vício de linguagem a palavra mudou até ser escrita e falada como Saquarema.
Em março de 1531, Martim Afonso de Souza chegava no litoral brasileiro como escala de uma viagem que tinha o objetivo, ordenado por D.João III, rei de Portugal, de fundar uma colônia às margens do Rio da Prata, no Sul do Brasil. Após chegar na Baía de Todos os Santos, aportou por alguns dias para depois seguir viagem em direção ao Sul.
Dias depois eles chegavam ao litoral do Rio, passando pelo Cabo Frio, procurando um lugar para aportar. A expedição de Martim lançou âncora na região chamada de “Costão”, próxima a Barra Nova, em frente ao morro de Saquarema, onde tem a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré.
Em terra firme o português encontrou indígenas da tribo dos Tamoios e se encantou com a rapidez e destreza com que os nativos circulavam com suas canoas feitas com um só tronco de árvore. Dias depois, Martim abasteceu seu navio com água, lenha e uma porção de frutos navios e partiu em sua viagem ao Sul.
Anos depois a rápida visita, o Brasil seria dividido em Capitanias Hereditárias e as terras do atual município de Saquarema passaram a pertencer a ele, Martim Afonso de Souza. Isso ocorreu pois Saquarema estava dentro do limite de terras da capitania de São Vicente, a ele doada em 1534.
Após a freguesia de Nossa Senhora de Nazaré de Saquarema ser criada em janeiro de 1755, ainda subordinada ao município de Cabo Frio, viria a ser alçada à categoria de Vila e desmembrada de Cabo Frio em 8 de maio de 1841, ainda com o nome de Nossa Senhora de Nazaré de Saquarema. Em 3 de janeiro de 1890 é elevado à condição de cidade e sede do município com a denominação de Saquarema.
O Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, abriga o maior santuário do mundo…
A Secretaria Municipal de Saúde de Maricá, no Leste Fluminense, inicia neste sábado (23), das…
A Prefeitura de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, desenvolve ações de conscientização ambiental através…
O Billy The Grill está completando 14 anos e festeja trazendo deliciosas novidades na sua…
Por Nelson Lopes Sabe quem pode herdar uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília?…
A cidade de Mesquita, na Baixada Fluminense, terá um fim de semana dedicado à imunização…