Saquarema, os Tamoios e uma ave. Conheça a origem da cidade que celebra 181 anos

O processo de povoamento e desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro tem ligação direta com a relação entre os indígenas e os europeus que aqui chegaram com intenção de fincar raízes ou somente explorar as riquezas. Mas a história de algumas cidades conta capítulos marcantes desta relação que infelizmente viria a terminar no futuro com a dizimação do povo indígena que aqui morava.

Um desses lugares é Saquarema ou Socó-Rema, como chamavam os Índios Tamoios que moravam nas terras ao redor de uma grande lagoa, onde hoje se encontra o município na Região dos Lagos. A expressão Socó-Rema significa um bando de Socós, ave que habitava a lagoa. Com o passar do tempo e o vício de linguagem a palavra mudou até ser escrita e falada como Saquarema.

Em março de 1531, Martim Afonso de Souza chegava no litoral brasileiro como escala de uma viagem que tinha o objetivo, ordenado por D.João III, rei de Portugal, de fundar uma colônia às margens do Rio da Prata, no Sul do Brasil. Após chegar na Baía de Todos os Santos, aportou por alguns dias para depois seguir viagem em direção ao Sul.

Dias depois eles chegavam ao litoral do Rio, passando pelo Cabo Frio, procurando um lugar para aportar. A expedição de Martim lançou âncora na região chamada de “Costão”, próxima a Barra Nova, em frente ao morro de Saquarema, onde tem a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré.

Em terra firme o português encontrou indígenas da tribo dos Tamoios e se encantou com a rapidez e destreza com que os nativos circulavam com suas canoas feitas com um só tronco de árvore. Dias depois, Martim abasteceu seu navio com água, lenha e uma porção de frutos navios e partiu em sua viagem ao Sul.

Saquarema para Martim

Anos depois a rápida visita, o Brasil seria dividido em Capitanias Hereditárias e as terras do atual município de Saquarema passaram a pertencer a ele, Martim Afonso de Souza. Isso ocorreu pois Saquarema estava dentro do limite de terras da capitania de São Vicente, a ele doada em 1534.

Após a freguesia de Nossa Senhora de Nazaré de Saquarema ser criada em janeiro de 1755, ainda subordinada ao município de Cabo Frio, viria a ser alçada à categoria de Vila e desmembrada de Cabo Frio em 8 de maio de 1841, ainda com o nome de Nossa Senhora de Nazaré de Saquarema. Em 3 de janeiro de 1890 é elevado à condição de cidade e sede do município com a denominação de Saquarema.

Posts Recentes

Assembleia do BRICS+ em Maricá reúne líderes de 26 países

Com representantes de 26 países, Maricá foi palco, na última terça-feira (27), da Assembleia Geral…

35 minutos atrás

Evento “Cenário Zona Sul” reúne especialistas e movimenta o mercado imobiliário

Na manhã do último dia 22, o Secovi Rio promoveu o evento “Cenário Zona Sul”,…

5 horas atrás

Série A2: empates dominam a rodada e Olaria vira líder

Fim de papo na 3ª rodada da Série A2 do Campeonato Carioca de futebol masculino.…

6 horas atrás

Ricardo Abrão olha atento para a Saúde

O Deputado Federal Ricardo Abrão a cada dia mostra que saúde é sua prioridade. Titular…

10 horas atrás

Audiência pública na Câmara debate retomada das obras de Angra 3

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (27), uma…

1 dia atrás

Prefeitura do Rio e donos de quiosques acertam novas regras

A Prefeitura do Rio de Janeiro assinou, na manhã desta terça-feira (27), um documento proposto…

1 dia atrás