Região Serrana
Inclusão

Projeto Montanha Solidária promove acessibilidade em Friburgo

Projeto Montanha Solidária leva usuária de cadeira de rodas ao Pico do Caledônia, que conta com 2.257 metros de altitude.

Compartilhe:
15 de maio de 2024
Projeto Montanha Solidária promove acessibilidade em Friburgo
Projeto Montanha Solidária promove acessibilidade em cenário paradisíaco

O Parque Estadual dos Três Picos, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, recebeu no início deste mês mais uma edição do projeto Montanha Solidária. Com a ajuda de voluntários e de guarda-parques, Sonia Garcia, que utiliza cadeira de rodas, chegou ao Pico do Caledônia, que conta com 2.257 metros de altitude.

A equipe do Projeto Montanha Solidária percorreu uma trilha de cerca de quatro km de extensão em aproximadamente duas horas de caminhada. Durante o trajeto, os participantes apreciaram a diversidade biológica do local, que é reconhecido internacionalmente como uma área prioritária para conservação da biodiversidade de aves.

Projeto Montanha Solidária promove inclusão

“O nosso parque abriga uma grande variedade de atrativos que podem e devem ser contemplados por todos, não importa a limitação do visitante quanto a sua mobilidade. Projetos como este são imprescindíveis para que todos possam usufruir das belezas naturais”, destacou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

Através desta iniciativa, o parque, que abrange cinco municípios da Região Serrana, promove a inclusão e o acesso de pessoas com algum tipo de deficiência a locais como trilhas e cumes montanhosos. A unidade, que possui mais de 65 mil hectares, oferece uma cadeira de rodas especial que consegue realizar o transporte até o alto da montanha.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.