Região Serrana
Cidadania

CRAS Bonsucesso, em Teresópolis, tem ação de Projeto Itinerante

O CRAS Bonsucesso registrou 235 atendimentos na ação social realizada no último dia 28 na comunidade do Palmital.

Compartilhe:
04 de junho de 2024
CRAS Bonsucesso, em Teresópolis, tem ação de Projeto Itinerante
População sendo atendida na ação do CRAS Bonsucesso. Crédito: Divulgação

Dando continuidade ao Projeto Itinerante para o 3º Distrito, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) da Prefeitura de Teresópolis, o CRAS Bonsucesso registrou 235 atendimentos na ação social realizada no último dia 28 na comunidade do Palmital, em Vieira, no interior do município.

Realizada em parceria com as secretarias municipais de Saúde (Unidade Básica de Saúde de Vieira e Centro Materno Infantil) e de Educação, a ação do Cras Bonsucesso ocorreu na Escola Municipal Monsenhor Mário do Carmo Bennassi, das 10h às 16h.

A ação ofereceu os seguintes serviços: atendimento social; atualização do Cadastro Único – porta de entrada para os programas e benefícios sociais do Governo Federal, como o Programa Bolsa Família; pesagem e medição para este programa; corte de cabelo masculino e feminino; vacinação; testes rápidos para doenças; agendamento para exames (preventivo ginecológico, colocação de DIU, laqueadura e vasectomia); palestra sobre saúde sexual e reprodutiva; e atendimento médico em geral.

CRAS Bonsucesso atende moradores de longe da unidade

“O CRAS Bonsucesso abrange um total de 25 bairros e comunidades na área rural, sendo a maior parte deles distante do equipamento. Daí a necessidade do deslocamento dos serviços aos territórios mais distantes no 3º Distrito”, explicou a coordenadora, Adriana Marques.

Segundo ela, o projeto tem como objetivo ofertar os serviços da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) às famílias em situação de vulnerabilidade social no seu território, em caráter “preventivo, protetivo e proativo”, através de busca ativa com ações que promovam a ampliação do acesso dos usuários aos direitos sociais.

“Esse projeto consta em nosso planejamento anual. Já realizamos em vários bairros. Faltam Mottas e Imbiú”, revelou a coordenadora. “Hoje, estivemos em um dos bairros com maior número de indicadores de famílias em vulnerabilidade social”, completou Adriana.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.