Política

Renegociação das dívidas dos estados é aprovada na Câmara

Após meses de articulação política, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, comemorou a aprovação do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) pela Câmara dos Deputados. O projeto, que teve 413 votos favoráveis e apenas 4 contrários, segue agora para o Senado para avaliação final. A proposta de renegociação promete aliviar o peso das dívidas estaduais com a União, permitindo a aplicação de recursos em áreas prioritárias, como educação, saúde e segurança pública.

“Venho lutando, desde o primeiro dia da minha gestão, por uma solução para o endividamento dos estados. Não falo somente do Rio de Janeiro, mas de todos os estados que também têm seu orçamento comprometido com o pagamento de altos juros à União. Não queremos deixar de pagar a dívida, mas pagar o que é justo. Com esse projeto, damos um passo para tornar o pagamento da dívida mais sustentável, garantindo mais investimentos a serviços públicos à população, como nas áreas de Segurança, Saúde e Educação. Essa luta não é só do Rio, é de todo o país”, declarou Cláudio Castro.

O governador teve um papel central na tramitação do projeto, que foi apresentado inicialmente no Senado pelo presidente Rodrigo Pacheco. Na Câmara, Cláudio Castro realizou diversas reuniões com o presidente Arthur Lira, buscando acelerar a votação. O texto foi relatado pelo deputado Dr. Luizinho (PP-RJ), enquanto no Senado a relatoria ficou a cargo de Davi Alcolumbre.

Entenda o programa de renegociação

O Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) estabelece condições mais favoráveis para a quitação dos débitos estaduais com o Governo Federal. Entre as principais medidas, destaca-se a redução das taxas de juros cobradas pela União, que passarão de IPCA mais 4% ao ano para taxas entre IPCA mais 0% e 2%.

Além disso, o programa permite que os estados utilizem ativos, como bens imóveis e créditos da dívida ativa, para quitar parte dos débitos. Em contrapartida, os estados devem adotar medidas de responsabilidade fiscal, como limites para despesas primárias e a aplicação de 60% dos recursos economizados em educação técnica e segurança pública.

Outra inovação é a criação de um cronograma escalonado para os estados que estão sob o Regime de Recuperação Fiscal. Esses entes poderão migrar para o Propag e pagar parcelas progressivamente, começando com 20% no primeiro ano e alcançando 100% no quinto.

O texto aprovado também amplia o prazo de adesão ao programa até dezembro de 2025 e inclui dispositivos para antecipar recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional (FNDR), facilitando o pagamento antecipado de dívidas.

A proposta é considerada uma vitória significativa para os estados e uma alternativa sustentável para que eles retomem investimentos em áreas essenciais sem comprometer as contas públicas. O desfecho no Senado será decisivo para a implementação do programa.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Compartilhar
Publicado Por
Sara Oliveira

Posts Recentes

Prefeitura do Rio divulga resultado final do 3º edital do ISS Neutro

A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou o resultado final do terceiro edital do Programa…

10 horas atrás

Arraial do Cabo lidera dependência do petróleo no Brasil

Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, é o município brasileiro com maior dependência econômica…

10 horas atrás

SAMU Mesquita lidera ranking regional de excelência em 2025

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Mesquita alcançou o primeiro lugar no…

11 horas atrás

Iata Anderson

*Por Paulo Marinho Infelizmente, Iata Anderson não está mais por aqui. Mas, quero pedir desculpas…

11 horas atrás

Policlínica da Cidadania supera 129 mil atendimentos em 2025

A Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza, localizada no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta…

11 horas atrás

Cariocão tem Maricá querendo fazer história e Fla de olho no tri

Se o charme de outrora não é mais tão evidente, não faltam ingredientes para quem…

2 dias atrás