Economia
Resende

Último dia para beneficiários do Auxílio Brasil em Resende cumprirem condicionalidades

Atendidos pelo Auxílio Brasil devem ir às unidades de saúde para ações como apresentação de caderneta de vacinação e pesagem das crianças.

Compartilhe:
27 de outubro de 2022
Último dia para beneficiários do Auxílio Brasil em Resende cumprirem condicionalidades
Durante todo o dia, em horários específicos, as crianças participam de contação de histórias para celebrar o Mês do Livro Infantil.

Beneficiários do Auxílio Brasil em Resende, no Sul Fluminense, tem nesta quinta-feira (27) o último dia para comparecer às unidades municipais de saúde e cumprir as condicionalidades do programa. As condicionalidades são compromissos que as famílias beneficiárias devem cumprir para continuar recebendo os benefícios.

Diretora do Cadastro Único e Programa Auxílio Brasil, Kamila Rocha destaca que para as famílias beneficiárias, algumas responsabilidades devem ser cumpridas, como ações nas áreas de saúde e educação.

“O acompanhamento de condicionalidades permite ao poder público mapear os principais problemas vivenciados pelas famílias em situação de pobreza e extrema pobreza”, explica.

O responsável familiar precisa comparecer à unidade de saúde mais próxima de sua residência com as crianças menores de 7 anos (juntamente com o cartão de vacina) para realizar a pesagem. Mulheres entre 14 e 44 anos também precisam se pesar para que as unidades de saúde preencham os Mapas de Acompanhamento do público perfil.

A Prefeitura de Resende destaca, ainda, que o responsável familiar deve manter o calendário de vacinação das crianças menores de 7 anos atualizado. As gestantes devem participar do pré-natal e ir às consultas na unidade de saúde.

Auxílio Brasil tem condicionalidade na área de Educação

Além da área de saúde, existe a condicionalidade na área da educação às crianças, adolescentes e jovens, que devem frequentar a escola e ter frequência escolar mensal mínima de acordo com a idade.

 A frequência escolar mínima para os beneficiários de 4 e 5 anos de idade é de 60%. Já aqueles que têm entre 6 a 15 anos devem ter 75% de frequência escolar mínima; e os beneficiários de 16 a 21 anos incompletos, também 75%.