O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Resende, no sul fluminense, e que é ligado à Secretaria Municipal de Saúde, divulgou sua programação do fumacê no combate à dengue até o começo de janeiro. O veículo passará por cerca de 28 pontos da cidade até 5 de janeiro.
O Centro de Controle de Zoonoses reforça que o equipamento UBV é indicado para controle de fêmea adulta do Aedes aegypti, e aplicado em situações de emergências como o aumento no número de casos de dengue e quando o controle preventivo não foi suficiente.
A ação será aplicada nos períodos da manhã ou da tarde pelos bairros de Resende. Este equipamento UBV libera partículas menores, com melhor alcance e atingindo uma cobertura maior. O equipamento é mais moderno e recomendado pelo Ministério da Saúde, segundo a prefeitura da cidade.
“Resende infelizmente vem sofrendo com o aumento no número de casos de dengue, assim como o restante de todo o país, por conta desse período de chuvas. Assim, decidimos realizar esta programação com aplicação de inseticida em um equipamento acoplado no veículo para a eliminação do mosquito na fase adulta, quando está em surto de dengue ou epidemia”, explicou o secretário de Saúde, Jayme Neto.
Além disso, a Prefeitura segue empenhada no combate à dengue com a realização de mutirões de retirada de entulhos e limpeza pelas ruas do município. As equipes trabalham durante o dia e também no período da noite, com utilização de máquinas e veículos pesados. Nesta ação, as equipes retiram o acúmulo de lixos e entulhos de ruas e espaços públicos, que geram transtornos como surgimento de animais peçonhentos e principalmente o mosquito que transmite a dengue.
Vale destacar que em Resende há o Aterro de Lixo Verde e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na Estrada Resende Riachuelo, no bairro Casa da Lua. O local recebe entulhos como corte e poda de árvores, limpeza de jardinagem, entre outros resíduos.
Cidade Alegria/Alegria II – 28/12
Jardim Beira Rio/ Jardim Alegria/ Nova Alegria – 29/12
Boa Vista I e II/Casa da Lua – 02/01
Condomínio Morada das Agulhas/Mirante das Agulhas/Morada do Bosque/Nova Resende – 02/01
Vila Alegria (Mutirão)/Campo de Aviação – 03/01
Baixada da Olaria – 03/01
Itapuca – 04/01
Santa Isabel/Elite – 05/01
Morada da Felicidade/Vila Hulda – 05/01
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…