Saúde
Saúde

Resende recebe procedimento cirúrgico inédito na cidade

O município de Resende, no Sul Fluminense, realiza neste fim de semana a primeira lobectomia pulmonar oncológica por videotoracoscopia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município

Compartilhe:
22 de março de 2024
Matheus Gagliano
Resende recebe procedimento cirúrgico inédito na cidade
Hospital Municipal de Emergência receberá procedimento no mesmo fim de semana de um simpósio sobre saúde em Resende

O município de Resende, no Sul Fluminense, realiza neste fim de semana a primeira lobectomia pulmonar oncológica por videotoracoscopia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município. O procedimento consiste na remoção de parte do pulmão, que será feito em um paciente acompanhado pelo SUS do município. O procedimento será realizado neste sábado (23), no Hospital Municipal de Emergência, e será transmitida ao vivo para o simpósio “SBCT Vai Até Você: Vale do Paraíba com Elas”. O simpósio, que também acontece em Resende, é uma parceria entre a Prefeitura e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica.

Sobre o evento, o simpósio acontecerá em dois lugares simultaneamente, sendo no Hotel River Park, no bairro Campos Elíseos, para a parte teórica, e no HME para a realização da cirurgia. Participarão do evento médicos dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Ceará e Pernambuco, com o objetivo de divulgar conceitos modernos de oncologia torácica no interior.

Profissionais de todo o Brasil estarão em Resende

O Hospital Municipal de Emergência foi escolhido pela capacidade técnica de seus profissionais e pela tecnologia e qualidade dos equipamentos necessários para realizar a cirurgia torácica, que será acompanhada ao vivo pela internet por médicos de todo o Brasil.

A cirurgia contará com a participação de aproximadamente 15 profissionais, incluindo uma cirurgiã de Resende, outra de São Paulo e o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica, que virá de Fortaleza, além de anestesistas, técnicos e enfermeiros.

“Isso mostra a excelência da estrutura do SUS na unidade, que tem capacidade para realizar um procedimento tão complexo, com total qualidade e suporte técnico necessários. Essa é mais uma prova que investir em saúde vale a pena”, disse o secretário de Saúde, Jayme Neto.

A abertura do evento acontece com um ciclo de palestras, rodas de conversa e discussões interativas, falando sobre a mulher cirurgiã torácica e quais os desafios da carreira e dos serviços de oncologia torácica no interior. Mais informações sobre o evento em Resende, aqui.

_________________________________________________________________________________

Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.