Cantoras, instrumentistas e produtoras musicais de Niterói e Rio de Janeiro terão uma oportunidade para aprimorar seus conhecimentos e se inserir no mercado da música. A 3ª edição da residência artística “MANA – Mulheres Artistas de Niterói Apresentam”, promovida pela Rebuliço com apoio do Programa Funarte Retomada 2023 – Música, da União Brasileira de Compositores (UBC) e da Coordenadoria de Políticas e Direito das Mulheres de Niterói (Codim), está com inscrições abertas até 18 de agosto. Serão selecionadas 12 artistas, sendo seis de cada cidade, para uma imersão musical que inclui oficinas, palestras, composições coletivas e gravações de músicas inéditas.
O programa de residência artística, que tem como alguns de seus objetivos promover, dar visibilidade e legitimar a presença das mulheres na indústria musical, terá duração de aproximadamente três meses, sendo realizado entre os dias 18 de setembro e 13 de dezembro de 2024, no formato híbrido. Serão três etapas: Capacitação e Composição, com quatro encontros presenciais e quatro online por videoconferência; Desenvolvimento de Arranjos e Ensaios, na qual quatro músicas criadas serão selecionadas pelas participantes e pela equipe do projeto para integrarem uma live session; e Gravação de Live Session — em uma nova diária presencial, as participantes realizarão a gravação coletiva ao vivo das quatro faixas em formato live session, sob as orientações de Carol Mathias, diretora musical do projeto, no recém-inaugurado Warner Music Space.
Na programação presencial da Residência Mana, as participantes contarão com oficinas como Composição e criatividade, Percepção e expressão corporal e Improvisação musical. Já nas capacitações online, serão apresentadas palestras com foco em Comunicação e Imprensa Musical, Estratégias de Lançamento e Elaboração de Projetos para Editais. Todas as atividades serão ministradas por mulheres especialistas do mercado da música.
A cantora e diretora-presidente da UBC, Paula Lima, marcará presença para compartilhar sua trajetória artística e abordar os desafios enfrentados pelas mulheres no setor musical em uma palestra especial. Também será realizada uma oficina exclusiva sobre direitos autorais, conduzida pela coordenadora de Novos Negócios da UBC, Vanessa Schütt. A associação tem um histórico relevante de iniciativas focadas na participação da mulher na indústria da música, como o relatório anual ‘Por Elas Que Fazem a Música’, levantamento pioneiro que mostra a participação da mulher no mercado, com o objetivo de promover debates sobre o equilíbrio de gênero na música.
“Após duas edições da residência e três anos sem realizar o projeto, queremos tornar esta edição ainda mais especial. Desta vez, contaremos com mais encontros presenciais entre as participantes, além de parcerias importantes, como as firmadas com a UBC, a Warner Music Space e a Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim). Também haverá a realização da gravação das músicas criadas pelas artistas em formato live session, resultando em um EP com produção e gravação profissionais e material audiovisual ao vivo que elas poderão utilizar futuramente para apresentar a curadores e programadores de casas de show. Nesta edição, estamos ainda ampliando as fronteiras do projeto, criando um intercâmbio entre artistas de Niterói e Rio de Janeiro”, conta a idealizadora da MANA, Flávia Salles.
A seleção das artistas para participação na residência será realizada por uma comissão interna do projeto, que levará em consideração o histórico de realizações da proponente; critérios artísticos e musicais; originalidade; criatividade; disponibilidade para participar do Programa nas datas e prazos estabelecidos no Edital; e a relação direta da inscrita com a cidade de Niterói ou Rio de Janeiro como natural ou residente. 50% das participantes selecionadas deverão ser, obrigatoriamente, mulheres cis ou trans que se autodeclarem negras e/ou indígenas, exceto em caso de não haver inscrições suficientes de mulheres com tais características. É necessário também possuir mais de 18 anos de idade para participar.
As selecionadas receberão ajuda de custo para despesas de deslocamento e transporte para as atividades presenciais do Programa. O resultado do processo de seleção será divulgado no dia 02 de setembro de 2024, nas redes sociais do programa e, apenas para as artistas selecionadas, por meio de contato telefônico ou e-mail.
Após a finalização, as live sessions gravadas durante o programa ficarão disponíveis indefinidamente nas plataformas e canais digitais do Projeto e da Rebuliço, tanto em formato de faixas de áudio, quanto em formato audiovisual. As interessadas já podem se inscrever por meio do formulário neste link.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…