Leste Fluminense
Inclusão

Respeito ao Transtorno do Espectro Autista em São Gonçalo

Prefeitura anuncia equipamentos e serviços voltados ao tratamento do Transtorno do Espectro Autista e cumpre requisitos listados pelo MPRJ.

Compartilhe:
13 de julho de 2023
Respeito ao Transtorno do Espectro Autista em São Gonçalo
O Espaço Azul atende pessoas com Transtorno do Espectro Autista

A Prefeitura de São Gonçalo, no Leste Fluminense, anunciou que já adota uma série de ações para aprimorar o atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista, conforme recomendado pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

O MP-RJ emitiu uma notificação a vários municípios nesta semana sobre o assunto. Segundo a prefeitura, entre as ações implementadas estão um atendimento multidisciplinar que estimula a sociabilidade, além de um centro de atendimento em saúde com diversas especialidades.

A Prefeitura acrescenta que São Gonçalo possui diversos equipamentos voltados para o tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA), vinculados às secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social. A cidade também emite a Carteira Municipal Simplificada para pessoas com TEA e Síndrome de Down, com a possibilidade de solicitação online por meio do aplicativo Colab e no Espaço Azul, local mantido pela Prefeitura no São Gonçalo Shopping.

Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista

No Espaço Azul, local dedicado exclusivamente ao atendimento e prestação de serviços para pessoas com TEA e Síndrome de Down, mais de 1500 crianças e suas famílias já foram atendidas em um ano. A unidade oferece acolhimento, orientações sobre documentos, passe livre, cartão de estacionamento e benefícios sociais, além de divulgar e promover eventos especiais para esse público.

A Secretaria de Educação de São Gonçalo afirma que possui dois Centros de Referência em Autismo, que atendem gratuitamente pessoas com diagnóstico de TEA. A pasta explica que essas unidades, localizadas no Gradim e no Centro, são pioneiras no atendimento ao autismo e São Gonçalo é o único município do Estado do Rio que oferece essa estrutura com recursos próprios. Além disso, a Educação municipal também atende alunos da rede que possuem TEA e outras deficiências no Centro de Inclusão Municipal Helen Keller (CIM), na Vila Lage.

Já a Secretaria de Saúde oferece atendimento multidisciplinar no Centro Especializado de Reabilitação CER III, em Neves. A unidade conta com psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicopedagogos, assistente social, transcritora de braile, intérprete de libras e nutricionistas. Além disso, são disponibilizados serviços de neurologia, fisioterapia e psicologia na Clínica da Criança.