Política
Nova lei

Responsáveis de PCDs poderão solicitar férias no recesso escolar

Com nova lei, funcionários públicos que sejam pais ou responsáveis legais por pessoas com deficiência podem solicitar férias no mesmo período do recesso escolar.

Compartilhe:
28 de junho de 2024
Sara Oliveira
Responsáveis de PCDs poderão solicitar férias no recesso escolar
Nova lei determina que responsáveis por pessoas com deficiência poderão solicitar férias durante recesso escolar. (Foto: banco de imagem)

Uma nova legislação oferece aos funcionários públicos que são pais ou responsáveis legais por pessoas com deficiência o direito de alinhar suas férias com o recesso escolar. Aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e sancionada pelo governador em exercício Thiago Pampolha, a Lei 10.445/24, proposta pelo deputado Rosenverg Reis (MDB), visa promover maior apoio às famílias que cuidam de dependentes com necessidades especiais. A medida foi oficializada no Diário Oficial desta quinta-feira (27).

“De acordo com os médicos especialistas, as pessoas com deficiência precisam de estímulos específicos e regulares para desenvolver seus sentidos e personalidade. O desenvolvimento do aluno com deficiência depende de um trabalho conjunto da escola e da família. A família é muito importante em todo o processo, o incentivo dos pais é essencial”, explicou Rosenverg.

Entenda como são considerados os responsáveis legais

A lei considera pai ou responsável legal as pessoas que detenham legítima e legalmente sob sua guarda e responsabilidade pessoas com deficiência. A medida vale para todos os funcionários públicos, sejam efetivos, temporários ou comissionados. O Executivo deverá regulamentar os critérios da norma através de decretos.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.