O HotéisRIO participou, na última quarta-feira (10), de uma reunião com o grupo de trabalho de Santa Teresa, formado por empresários, hoteleiros e donos de restaurantes, com o objetivo de debater questões de interesse público voltadas ao aprimoramento da experiência turística na região.
O encontro dá continuidade a uma articulação que vem sendo conduzida junto ao poder público a partir das demandas dos empresários locais, especialmente em relação ao ordenamento urbano. O HotéisRIO foi representado por Sophie Barbara, gerente geral do Hotel Santa Teresa MGallery, e por Lais Beuscher, sócia do Villa Paranaguá Hotel & SPA.
Participaram também representantes da Secretaria de Ordem Pública, Secretaria de Transportes, Riotur, CET Rio, 5º BPM e Comlurb. As discussões já tiveram como foco a preparação do bairro para a temporada de verão e para o Carnaval, quando o fluxo turístico aumenta significativamente.
Segurança foi o primeiro ponto levantado na reunião
Entre os temas tratados, a segurança foi o primeiro ponto levantado, com pedidos de maior presença policial, patrulhamento com motocicletas, blitzes e reforço nos dias de maior movimento, entre sextas-feiras e domingos. Outro destaque foi a necessidade de melhorar a comunicação e o monitoramento por meio de câmeras.
Em seguida, foi discutida a organização do Carnaval 2026. Os empresários apontaram problemas relacionados à presença de ambulantes irregulares, à dificuldade de acesso ao bairro durante os desfiles de blocos e à falta de pontos de informação ao turista. Também foi solicitada a instalação de câmeras para auxiliar no controle da ordem pública.
Como encaminhamentos, foram definidos: a continuidade da demanda por câmeras de monitoramento, a criação de um grupo de trabalho específico para tratar do Carnaval sob coordenação da Riotur, a realização de reunião com a CET Rio para tratar da sinalização e uma agenda com o subprefeito do Centro, Alberto Szafran, para discutir as propostas.
Na ocasião, o empresário e artista Mineiro Tatto apresentou o movimento Escada da Arte, destacando o Projeto de Revitalização da Escada da Visconde de Paranaguá. A proposta é criar um roteiro cultural que conecte a escada à famosa Escadaria Selarón, hoje o terceiro ponto turístico mais visitado do Rio, valorizando a arte local e fortalecendo a identidade cultural do bairro.