Capital
Carnaval

Liesa lança nova marca do desfile das Escolas de Samba do Rio

Batizada de Rio Carnaval, a nova marca do desfile será lançada oficialmente em 26 e 27 de fevereiro, em um evento na Cidade do Samba, com apresentação do carnavalesco e comentarista Milton Cunha.

Compartilhe:
09 de fevereiro de 2022
Liesa lança nova marca do desfile das Escolas de Samba do Rio
Rio Carnaval, nova marca do desfile, em projeção em túnel de Copacabana - Crédito: Divulgação / Liesa

RIo Carnaval. Essa é a nova marca do desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial do Carnaval carioca. O nome foi apresentado nesta quinta-feira pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa). A imagem, criada pela Tátil Design para a Liesa, é inspirada no bailado de uma porta-bandeira e representa a força da comunidade do samba.

Uma das razões do nome ter sido escolhido é o fato dele dispensar tradução mesmo quando falado em outros idiomas. Segundo o diretor de Marketing da Liga, Gabriel David, a nova marca do desfile concretiza um símbolo que traduz a energia da festa, destacando os profissionais do carnaval, responsáveis pela criação e realização da maior festa popular brasileira.

“A Rio Carnaval é uma marca viva e pulsante, que pode se adaptar às cores de todas as Escolas e reagir aos sons se movimentando a cada virada do samba da bateria, representando, assim, o carnaval. Nosso objetivo é mostrar a unidade dos desfiles na Sapucaí, imprimindo neste símbolo toda a magia e encantamento que a avenida proporciona em todos os envolvidos. Além disso, com a marca conseguimos atrair ainda mais os patrocínios, criando oportunidades de investimento na festa, como a criação de uma linha de produtos personalizados”, disse o diretor.

A criação da marca do desfile

A Tátil Design montou uma equipe multidisciplinar e ouviu profissionais e amantes do carnaval do Rio. O objetivo era identificar um símbolo que representasse o carnaval de todas as escolas de samba. “Foi quando descobrimos que a bandeira, ou o pavilhão, como os mestres se referem, foi unanimidade, símbolo da origem de tudo”, revelou Alice Gelli, diretora criativa do projeto.

O processo de construção da marca do desfile durou cerca de um ano e envolveu entrevistas com ícones do samba como os carnavalescos Rosa Magalhães e Laila; o comentarista Milton Cunha; o sambista Monarco; além de representantes da Liga, entre os quais Helio Motta, vice-presidente, e Elmo dos Santos, diretor de carnaval.

A Liesa lança oficialmente a marca em 26 e 27 de fevereiro, em um evento na Cidade do Samba, com apresentação do carnavalesco e comentarista Milton Cunha. Durante a ação, as 12 Escolas de Samba do Grupo Especial farão um mini desfile. Essa será uma prévia do que acontecerá na Marquês de Sapucaí em abril, com todo o sambódromo estampado com a marca Rio Carnaval.