55 novas rodas de samba foram incluídas, em comparação com último levantamento.
Um mapeamento realizado pela Secretaria Municipal de Cultura da capital fluminense aponta a existência de 150 rodas de samba realizadas em espaços públicos nos diversos territórios da cidade, em 2024. Elas receberam certificação em cerimônia neste sábado, no Museu do Amanhã.
Os dados foram apurados pelo Edital de Cadastramento e Recadastramento do Novo Programa de Desenvolvimento Cultural Rede Carioca de Rodas de Samba. A iniciativa adotou como critérios a atuação há, no mínimo, dois anos, além do vínculo com o território.
O levantamento anterior aconteceu em 2021. Com a nova edição, 55 novas rodas foram incluídas. O mapa completo da rede pode ser conferido neste link.
A atualização do programa ocorre a cada dois anos. A medida é instituída por decreto, sendo que o funcionamento é regulamentado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública.
O mapeamento também é um incentivo à realização, integração e constância das iniciativas em locais públicos.
As rodas inscritas no edital foram analisadas por uma comissão formada por funcionários da prefeitura e representantes indicados pela Associação Rede Carioca de Rodas de Samba. A aprovação também passou pelo crivo das subprefeituras, responsáveis pela liberação dos locais.
Outros critérios observados pela análise foram o impacto e a experiência cultural dos responsáveis, a partir da análise de portfólio.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A Prefeitura do Rio começa a utilizar, a partir desta quarta-feira (14), motocicletas como apoio…
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEMDETTUR) realizou, na última terça-feira (13),…
O Estado do Rio de Janeiro contará com 30,6 mil vagas no processo seletivo do…
Com recondução de Rafael Machado à presidência, nova mesa diretora é formada com representantes das…
Com a proximidade do Carnaval, a Prefeitura de Barra do Piraí inicia a programação festiva…
Por Marcos Vinicius Cabral Três em cada quatro brasileiros poderão sofrer, em 2026, com algum…