Rio das Ostras faz balanço de avanços na Assistência Social do município

A Prefeitura de Rio das Ostras, na Região dos Lagos, divulgou balanço de ações na área de Assistência Social que trouxeram benefícios para a população. Entre as iniciativas estão a implementação do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), a Casa do Sorriso e a criação e ampliação de programas de Transferência de Renda.

Os destaques da gestão na Assistência Social passam pelo atendimento de mais de mil mulheres vítimas de diversos tipos de violência e que encontraram nos serviços municipais o acolhimento necessário para saírem desta situação. 

Segundo o município, no Ceam, a mulher vítima de violência é acolhida por uma equipe multiprofissional composta por assistente social, psicóloga e assessora jurídica, onde é apoiada, orientada e encaminhada aos serviços. Além disso, ela pode participar de rodas de conversas, grupos reflexivos e oficinas para o seu fortalecimento e reconstrução do seu projeto de vida. 

A unidade oferece serviço para quem se encontra em situação violência doméstica e familiar. Os dados apontam que os casos envolvem violência física, psicológica, moral, patrimonial, e sexual. 

Casa do Sorriso é exemplo de Assistência Social

O município inaugurou também a Casa do Sorriso, unidade de assistência social que assiste, com oferta de pernoites, a pessoas em Situação de Vulnerabilidade Social. Com a ajuda de voluntários, o espaço oferece alimentação com lanche, jantar e café da manhã, além de disponibilizar um ambiente com camas, kits individuais de roupas de cama e higiene, banheiros e lavanderia. 

Também são realizados atendimentos e encaminhamentos para a Rede de Socioassistencial, Rodas de Conversas e orientações pela equipe multiprofissional da Casa do Sorriso e do Creas. Segundo a prefeitura, os usuários que superam a condição de viver em situação de rua reencontram familiares, regularizam a sua documentação, conseguem benefícios de Transferência de Renda e constroem um novo projeto de vida. 

Transferência de renda retomada

A retomada de políticas de Transferência de Renda e a implantação de novos benefícios com cartão digital, potencializando o poder de compra de mais de 1000 famílias que estavam em vulnerabilidade socioeconômica e risco social foi outra conquista, junto com a reativação de benefícios para idosos, para Pessoas com Deficiência e Doentes Crônicos.

Nessa nova modalidade, o acesso à farmácia, gás de cozinha e a compra de alimentos mais adequados à necessidade pessoal e cuidados com a Saúde também foram reestabelecidos. A partir de análise de dados, que identificou mais pessoas em dificuldade socioeconômica, a Assistência Social criou o Benefício Social Familiar para cidadãos que viviam sem apoio ou acesso a benefícios. 

Dentro dessa perspectiva da superação das dificuldades socioeconômicas que afetam a dignidade humana e a cidadania da pessoa, foi criado o Auxílio Desacolhimento, uma bolsa auxílio destinada aos jovens que completam 18 anos e que, por lei, precisam se desligar do Abrigo Municipal. Assim, ao sair poderão se manter, dar continuidade aos seus estudos, fortalecer os vínculos e ingressar no mercado de trabalho. Esses jovens continuam por um período sendo acompanhados pela equipe técnica do Abrigo e Cras.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

16 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

17 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

17 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

19 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

19 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

19 horas atrás