A partir desta sexta-feira (19), trabalhadores de Rio das Ostras, na Região dos Lagos, poderão fazer a primeira refeição do dia por um preço simbólico de cinquenta centavos. Em parceria com a prefeitura, o Programa Estadual “Café do Trabalhador” ficará sediado em um contêiner ao lado do Centro de Cidadania, na rua Casuarinas, no Âncora, e oferecerá a refeição entre os horários de 6h às 9h.
O café da manhã inclui pão com manteiga, bebida quente sem açúcar e uma fruta. O objetivo do projeto é contribuir para a segurança alimentar, com a distribuição de 500 kits por dia. O programa vai funcionar de segunda à sexta, durante um período de 24 meses. O lanche será complementado com guardanapo, mexedor e sachês de açúcar ou adoçante.
Café da manhã atende pedido
Secretária de Assistência Social, Eliara Fialho diz que a iniciativa ajuda principalmente nesse período em que o Brasil vive um aumento do empobrecimento da população. “Percebemos um grande empobrecimento da população que vem acelerado desde o auge da pandemia. Para Rio das Ostras, o programa chega sem nenhum custo. É um reforço e uma economia pro trabalhador”, disse.
O programa é uma resposta do governo do estado a um pedido, feito no início de 2021, durante reunião entre a Prefeitura e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. O município diz que, na ocasião, ressaltou a importância de levar para a cidade um programa de apoio ao combate à insegurança alimentar.