A Prefeitura de Rio das Ostras, na Região dos Lagos, testou o desempenho dos alunos do 1º ao 5º ano da rede municipal de educação. Um grupo composto por 9.467 estudantes realizou, neste mês de agosto, as provas do Sistema de Avaliação Educacional de Rio das Ostras (Saero), logo após o retorno do recesso.
Segundo o município, a avaliação tem o objetivo de contribuir com a melhoria da qualidade da Educação nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Os dados e indicadores do Saero possibilitam intervenções positivas, formulação, reformulação e monitoramento das políticas públicas.
“Logo no início do ano, os alunos realizaram duas atividades diagnósticas, o Saero Diagnóstico e a Avaliação Diagnóstica feita pelos professores, cujos dados serviram de base para traçar planos e estratégias a fim de sanar as lacunas na aprendizagem durante a pandemia”, afirmou o coordenador responsável pelo levantamento de dados e análise de desempenho dos estudantes, Renato Louseiro.
Escolas avaliadas individualmente
Segundo a responsável pela Gerência de Avaliação Educacional, Melissa Colecto, as avaliações são confeccionadas de acordo com o ano de escolaridade e cada uma delas tem uma quantidade de questões específicas, que abordam conteúdos ministrados aos alunos desde o início do ano.
Segundo a gestora, além desta avaliação, os 3.692 alunos matriculados no 1º e no 2º ano das escolas foram submetidos a uma avaliação individualizada, aplicada por professores e coordenadores em junho e julho.
A prova Saero foi motivo de um intercâmbio entre a cidade e o município de Duque de Caxias. Rio das Ostras recebeu a visita da subsecretária de Educação de Caxias, Myrian Medeiros, e da diretora do Departamento de Educação, Vilma Soares para apresentar o trabalho desenvolvido pela Gerência de Avaliação Educacional por meio da avaliação.