Rio das Ostras dá posse a novos diretores escolares que cumprirão mandato até 2025

A noite da última quarta-feira (12) foi marcada pela cerimônia de posse dos diretores escolares da rede municipal de ensino de Rio das Ostras, na Região dos Lagos, realizada no Teatro Municipal Joel Barcellos. Com a presença de autoridades locais, o evento celebrou a gestão democrática implementada na educação do município.

O prefeito Marcelino Borba comemorou o processo eleitoral dos diretores escolares e destacou que a autonomia será a marca dessa gestão. “Quem faz um bom trabalho para a comunidade escolar é reconhecido. Agora, vocês têm carta branca para continuar a desenvolver a Educação no nosso Município, sempre se inspirando em outros gestores que passaram por aqui e deixaram um legado muito positivo”, afirmou.

O secretário de Educação, Maurício Henriques, enfatizou a importância de ouvir a comunidade escolar e destacou que, desde que assumiu a pasta em 2018, o diálogo tem sido a principal estratégia da gestão.

“Dos pilares da Gestão Democrática, este – a posse dos diretores eleitos – é somente um deles. A missão desta gestão é fazer com que o trabalho pedagógico aconteça da forma mais plena possível, ouvindo as demandas das unidades. Sem distinção! Não importa se a escola está na zona urbana ou rural da Cidade. Todos precisam ser escutados”, disse.

População elege diretores escolares

Segundo a presidente da Comissão Especial Eleitoral, Waldinéia Barbosa, 60% de toda comunidade escolar participou da votação dos diretores escolares, escolhendo livremente os gestores. A construção de todo o processo eleitoral e a efetiva eleição para diretores foi promessa de campanha do prefeito Marcelino Borba em 2021, a fim de garantir autonomia ao trabalho desenvolvido pelas unidades escolares do município.

A diretora eleita Fernanda de Cácia, da Escola Municipal Elson Pinheiro, ressaltou que o trabalho é facilitado pela gestão democrática implementada e que, ao ouvir as demandas, a gestão consegue suprir as necessidades dos profissionais e alunos. Segundo ela, a escola é a extensão da casa dos alunos e deve ser um ambiente de amor, que muitas vezes é o único lugar onde eles recebem afeto, comida saudável e paz.

Além do prefeito e do secretário de Educação, estiveram presentes à cerimônia a primeira-dama do município, Adriana Borba, e os vereadores Maurício Braga Mesquita, João Francisco, Robinho e Léo Tatá. A posse dos diretores das escolas municipais de Rio das Ostras marca um momento ímpar na educação local, em que a gestão democrática é valorizada e o diálogo com a comunidade escolar é fundamental.

Posts Recentes

Feira de vinhos agita o Rio

Às vésperas da Semana Santa – quando o consumo de vinhos aumenta no país –,…

23 horas atrás

A frustração de Pedro Paulo

Por Nelson Lopes Aliado "zero-um" de Eduardo Paes, o deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) se frustrou…

1 dia atrás

Prefeitura de Levy Gasparian inicia obra de expansão em ciclovia

A Prefeitura de Levy Gasparian, na Região Serrana, em parceria com o empresário local Maicon…

1 dia atrás

Programa Território Ancestral é lançado em Mangaratiba

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Subsecretaria de…

1 dia atrás

Agricultura de Casimiro de Abreu recebe mais incentivo

A agricultura de Casimiro de Abreu, cidade do Leste Fluminense, deu um passo importante rumo…

1 dia atrás

Pedalada Inclusiva celebra o Dia Mundial do Autismo em Búzios

Neste sábado (5), a Secretaria da Pessoa com Deficiência de Armação dos Búzios promoverá a…

1 dia atrás