O Cristo Redentor foi palco, na manhã desta terça-feira, de uma grande bênção em homenagem ao aniversário de 457 anos da cidade do Rio de Janeiro. O arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Dom Orani Tempesta, celebrou a missa que abriu as comemorações que vão até o fim do dia.
“O Rio de Janeiro é conhecido por sua beleza e também pelos desafios que enfrenta. Muitas são as pessoas que vivem nesta cidade e, dias a pós dia, no anonimato, buscam fazer o bem e promover a paz. Temos uma grande responsabilidade, justamente porque esta cidade nasce como uma cidade de São Sebastião, cuja imagem que Estácio de Sá trouxe ainda se conserva entre nós. O Rio de Janeiro pode e deve ser uma cidade que busca a paz e a igualdade para todos”, disse Dom Orani.
Como não poderia deixar de ser, a celebração de aniversário da capital contou com a participação do prefeito Eduardo Paes. Ele recebeu objetos simbólicos de duas crianças, um jovem e um idoso. As crianças representam o futuro, o jovem o presente e o idoso a sabedoria, vida e memória.
A participação de Paes contou ainda com a entrega de uma caixa com terra e areia da cidade e uma flor, que representa a beleza e, através dos espinhos, os desafios a serem superados. Para finalizar, a imagem de São Sebastião, que foi entregue para proteger a gestão atual do prefeito.
“Temos que ressaltar as qualidades do Rio. É uma cidade gentil, acolhedora e solidária. Somos a segunda economia do Brasil, com uma capacidade produtiva enorme e gente capaz de inovar”, afirmou Paes.
Ainda no Santuário do Cristo, a Sociedade dos Amigos da Rua da carioca e Adjacências (Sarca) ofereceu bolo em homenagem ao aniversário da cidade.
As comemorações seguem na tarde desta terça-feira. Às 17h, na basílica-santuário de São Sebastião (Frades Capuchinhos), acontece missa presidida pelo arcebispo. Após a missa, por volta das 18h20, será realizado o parabéns para a Cidade Maravilhosa. Às 19h, acontece o Auto de São Sebastião, encenado pela comunidade católica Shalom.