O município do Rio de Janeiro está entre as cinco cidades que tiveram o maior crescimento do PIB do Turismo no mundo. Estudo feito pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) mostra que o turismo carioca teve 9% de aumento em 2022, comparado com o ano de 2019.
Com o crescimento, o Rio de Janeiro ocupa o quinto lugar mundial e o primeiro da América do Sul, atrás de Doha (Catar), Varsóvia (Polônia), Sanya (China) e Orlando (EUA). A redenção carioca é resultado de diversas ações da Prefeitura do Rio para estimular a cidade como um grande destino mundial.
O aumento da atividade turística na cidade impacta direta e indiretamente na economia, principalmente com a movimentação no setor de comércio e serviços. Prova dos avanços é que, no estudo, o Rio de Janeiro ficou à frente de cidades como Las Vegas, Miami (EUA), Joanesburgo (África do Sul) e Lisboa (Portugal).
“Estamos trabalhando constantemente em colaboração com diversas instituições públicas e privadas para alavancarmos cada vez mais o turismo no Rio. O retorno tem sido gratificante, os investimentos estão voltando e a cidade está ficando no topo do mundo. Este ano, com os dados de janeiro a setembro, já temos um incremento de meio milhão de novos turistas, comparando com 2021, por exemplo. Além disso, também temos a expectativa de um verão igual ao anterior da pandemia”, afirmou o secretário de Turismo, Antônio Mariano.
Melhorias na cidade do Rio de Janeiro
As ações governamentais para obter este tipo de resultado estão voltadas para melhorias na infraestrutura turística, como acessibilidade, conservação de patrimônios, recuperação de pontos degradados e parcerias com outros órgãos públicos para segurança e atenção aos turistas.
Entre os destaques da Secretaria de Turismo estão a Escola Carioca de Turismo, em parceria com o Senac; o LabTUR, uma incubadora de ideias inovadoras para o setor; e o programa “Dias de Glória”, que tem o objetivo de remodelar o bairro da Glória, em parceria com a Secretaria de Conservação. Estes são exemplos de investimento que, direta ou indiretamente, melhoram a experiência do turista em nossa cidade.