Por Leonardo Nogueira
A prefeitura do Rio, por meio da IntegraRio, participou, nesta segunda-feira (10), de um evento para pensar o desenvolvimento e integração no turismo das cidades do Estado. Com o nome de Rio de Oportunidades, o encontro, realizado na capital fluminense, foi utilizado para debater possibilidades de negócios e projetos, reunindo representantes de diversas regiões.
O administrador e idealizador do IntegraRio, Marcos Marins, comentou sobre o desenvolvimento do programa e também sobre como sua equipe pretende ajudar progresso de temáticas relevantes para a cidade.
“Não tem como falar da capital sem pensar no interior. Nós estamos criando uma política em que possamos falar e, realmente, fazer juntos. O IntegraRio é um programa criado pela prefeitura para aproximar a capital das demais cidades. O gestor público tem que resolver o problema do passado, trabalhar o do dia e ter energia para pensar para frente. A nossa ideia é essa, um bom programa para que a gente possa pensar para frente”, afirmou Marins.
A diretora de planejamento e projetos da Secretaria de Estado e Turismo do Rio (Setur), Valéria Lima, analisou que as configurações estatais estão colaborando cada vez mais para uma integração entre as regiões.
“Essa proposta de integração é fundamental, eu vejo que estamos passando por um momento crucial e de muitas oportunidades para o turismo do estado”, disse a secretária.
Valéria ainda pontuou algumas partes do planejamento estratégico do sintema estadual de turismo, como o objetivo de propor prioridades, metas, e formas de financiamento do setor no Rio.
Rio de Oportunidades é chance de reflexão sobre temas que permeiam Turismo
Segundo a professora de Turismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Isabela Fogaça, que também é representante do Observatório de lazer e turismo da Baixada Verde, o evento serviu para pensar diversos temas que permeiam o turismo.
“A gente não entende turismo como atividade fim, mas, sim, atividade meio. A partir da hora que eu penso em turismo, estou pensando em qualificação profissional e sustentabilidade. Ninguém vai para uma cidade suja, poluída, que não seja agradável. A gente está falando de arborização, de áreas mais organizadas, de menos poluição, não só poluição ambiental, mas até visual. E, principalmente, de geração de renda, emprego, valorização dos nossos jovens. O Rio de Oportunidades traz a pauta ao debate”, disse a professora.
Representando a presidência da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomercio-RJ), o assessor Luiz Velloso comentou sobre as atividades que o órgão tem desenvolvido em algumas regiões com o Sesc e afirmou que “não existe estado forte, sem um interior forte”.
O evento, organizado pela empresa Criação Eventos – em parceria com a Prefeitura do Rio, a Secretaria de Integração Metropolitana e o Programa Integra Rio -, também contou com a participação de nomes do turismo da Costa do Sol, Baixada Verde, Região Serrana e Vale do Café.