Turismo
Evento

Rio de Oportunidades debate propostas para a comunidade LGBTQIA+ no turismo

Os participantes do evento discutiram sobre gerar mais segurança e conforto para pessoas da comunidade LGBTQIA+

Compartilhe:
12 de julho de 2023
Rio de Oportunidades debate propostas para a comunidade LGBTQIA+ no turismo
O evento Rio de Oportunidades reuniu interessados no desenvolvimento do Rio.

Por Leonardo Nogueira

O Rio de Oportunidades, evento que debateu, nesta segunda-feira, questões relacionadas ao turismo do Estado do Rio, discutiu a segurança e o conforto de pessoas da comunidade LGBTQIA+ na região fluminese.

O representante da Câmara de Comércio e Turismo LGBTQIA+ do Brasil e gerente-geral do Hotel Intercity Porto Maravilha, André Loyola, afirmou que ações direcionadas para esse segmento podem ser um dos fatores de progresso na área.

“A Booking.com fez uma pesquisa no Brasil com 11 mil pessoas, onde 82% responderam que já sofreram algum tipo de preconceito ou desconforto em viagens no Brasil. Desses, 90% querem voltar e 92% falam que o primordial para eles é a segurança na hora do destino. Segurança não é o padrão, onde a gente fala de polícia e luz na parte da noite, mas, sim, saber que eu vou chegar no hotel e não vou sofrer nenhum tipo de preconceito se eu estiver com o meu namorado”, afirmou o hoteleiro. 

Loyola ainda destacou o trabalho que faz para mitigar esse tipo de preconceito e como os resultados têm sido positivos para o seu hotel.

“Estamos há dez meses abertos e, dos meus 60 mil clientes até o momento, quase 20% dos são autodeclarados lgbtqia+. Esse número é alto porque nós fazemos ações e eventos específicos aqui no hotel voltado para esse público”, destacou Loyola em sua colocação no Rio de Oportunidades 

Representando a prefeitura do Rio, o administrador e idealizador do IntegraRio, Marcos Marins, afirmou que os representantes e secretários do turismo precisam – e podem – arrumar meios de fazer com que esses problemas sejam solucionados através da educação.  

“O tema do evento é oportunidade. O André traz a perspectiva da dor, a observação da transformação e da oportunidade a partir disso. Ele tem a causa, o estudo da causa, o lugar de fala e o de aprender dentro disso. Precisamos entender o papel do turismo também nesse local. Para que, a partir disso, a gente possa produzir instrumentos de educação na área”, disse Marins. 

Rio de Oportunidades

O Rio de Oportunidades foi utilizado para debater diversas questões que permeiam o turismo fluminense e fortalecer a integração entre as cidades do estado no tema. 

Organizado pela empresa Criação Eventos, em parceria com a Prefeitura do Rio, a Secretaria de Integração Metropolitana e o Programa Integra Rio, O Rio de Oportunidades contou com a participação de nomes do turismo da Costa do Sol, Baixada Verde, Região Serrana do Estado. Clique aqui e saiba mais sobre o evento