Economia
Balanço

Indústria gerou mais de 2 mil empregos em novembro

Indústria fluminense segue em expansão, com saldo positivo pelo 11º mês consecutivo. Foram quase 16 mil novas vagas de trabalho no ano

Compartilhe:
03 de janeiro de 2024
Indústria gerou mais de 2 mil empregos em novembro
A indústria fluminense ainda precisa recuperar espaço no cenário nacional

O setor da indústria fluminenses gerou 2.314 empregos no estado em novembro. A análise é da Rio Indústria em parceria com a Future Tank, com dados do Caged divulgados pelo Ministério do Trabalho. Os números englobam tanto as indústrias extrativas quanto as de transformação.

Segundo Sérgio Duarte, presidente da Rio Indústria, esse é o décimo primeiro mês consecutivo com resultado positivo. Para ele, a série demonstra que o estado está em processo de recuperação da economia. “Ao longo do ano, a Indústria fluminense já gerou 15.865 empregos, acompanhando o aumento na produção industrial, que apresentou um crescimento de 3,7% até outubro”, completa.

As indústrias de transformação geraram 2.176 postos de trabalho em novembro, abrangendo 24 atividades manufatureiras. Esse é o quinto mês consecutivo com resultados positivos e mais do que o dobro do saldo registrado no mesmo mês do ano anterior, com alta de 962 empregos. Ao longo do ano, foram 11.766 empregos.

Indústria fluminense no cenário nacional

Segundo a análise, o Rio de Janeiro figura como o 5º estado que mais gerou empregos no setor industrial no Brasil. Esse desempenho está relacionado ao baixo crescimento da produção industrial manufatureira, que teve um aumento de apenas 0,4% até outubro.

Das 24 atividades manufatureiras fluminenses, 17 apresentaram abertura de vagas de trabalho ao longo do ano. Os destaques ficaram por conta das áreas de Manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos, com 5.150 novos empregos, e de Fabricação de Combustíveis, com mais 2.140.

No setor das Indústrias Extrativas, o Rio de Janeiro se destaca como o estado que mais gerou empregos em todo o país, refletindo o crescimento de 6,8% da produção industrial até outubro. No ano, foram novos 4.099 empregos, sendo 138 em novembro. 


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.