O segundo dia de palestras do Rio Innovation Week, no Píer Mauá, na zona portuária da capital fluminense, ocorreu nesta quarta-feira (4), com a palestras, entre outras, da cantora Anitta. Ela falou sobre os desafios do empreendedorismo e sua própria trajetória musical.
O auditório onde ela falou ficou lotado e chegou a causar aglomeração de pessoas que esperavam a palestra da cantora e empresária carioca. O evento segue até sexta-feira (6), com palestras de várias personalidades. Nesta quinta-feira (5), entre os palestrantes está Francisco Bulhões, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação; o CEO da Petrogal, Daniel Elias; o apresentador de TV Luciano Huck; o escritor Ailton Krenak; entre outros.
Na abertura do evento, na terça-feira (3), o prefeito do Rio, Eduardo Paes, inaugurou o pavilhão Impact for Change (impacto por mudança), organizado pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT), em uma parceria com Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. No espaço, de 2.700 m², é discutido o uso das novas tecnologias como ferramenta para reduzir as desigualdades e desenvolver abordagens ligadas ao desenvolvimento do conhecimento.
“A gente sabe que para cultivar o ambiente de inovação, ciência, tecnologia e criatividade tem uma série de fatores que precisam ser observados. Um deles é o lugar. Tem que ser um lugar onde as pessoas se sintam bem, como na nossa cidade. Outra coisa importante, tem que ser um lugar que desperte nas pessoas a vontade de criar e inovar. O Rio é ideal para isso. Tem que ter muita produção científica, de conhecimento, centros universitários de qualidade, muita gente de qualidade ensinando. A gente quer que o Rio seja a capital da inovação”, disse o prefeito.
No Armazém 4, a Invest.Rio, agência municipal de atração e promoção de investimentos, apresenta o estande “Rio: o melhor lugar para viver, trabalhar e investir” para impulsionar negócios e promover a inovação na cidade. Já o Centro de Operações e Resiliência do Rio (COR) tem um estande no Setor Sociedade 5.0.
O pavilhão Impact for Change recebe até sexta-feira organizações da sociedade civil, universidades, instituições científicas e dezenas de palestrantes convidados. Além de organizar esse espaço, em uma iniciativa para democratizar o acesso à informação e à inovação, a SMCT distribuiu 10 mil ingressos gratuitos. Dessa forma, diferentes públicos terão acesso ao evento: alunos das Naves do Conhecimento, alunos de outros projetos da Prefeitura, cotistas de universidades públicas, servidores da Educação, divulgadores científicos e pesquisadores, trabalhadores da cultura e integrantes de organizações da sociedade civil e movimentos sociais.
O Centro de Operações e Resiliência do Rio (COR) tem um estande próprio no Setor Sociedade 5.0, no Armazém 3. A ideia é garantir aos participantes uma experiência de imersão no COR, que é referência mundial. O espaço reproduz a Sala de Situação do centro, local responsável pelo monitoramento da cidade.
‘A ativação de marca tem o objetivo de gerar valor por meio de experiências únicas com o público de eventos, de maneira dinâmica e interativa. Com estas ações, o Centro de Operações pretende que os participantes criem uma memória positiva em relação ao COR, de forma afetiva, útil e divertida”, explicou o chefe executivo do COR, Marcus Belchior.
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