A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) apresentará, na Rio Oil & Gas, um mapeamento que mostra a força e o potencial da indústria fluminense para atender a cadeia de valor de óleo, gás e naval em todo o estado e no país. O evento, que é considerado o maior do setor na América Latina, começou nesta segunda-feira (26) e vai até quinta-feira (29), no Boulevard Olímpico, no Porto Maravilha, capital fluminense.
De acordo com a Firjan, existem hoje 2.200 empresas que produzem mais de 52 mil itens de bens e serviços em todo o estado do Rio. “Esse universo poderá abocanhar parte dos R$ 300 bilhões de investimentos, conforme Mapeamento de Demanda para o encadeamento produtivo de óleo, gás e naval, também produzido pela federação, entre 2022 e 2024”, informa a instituição.
Ainda segundo a Federação, até 2024, dez novos sistemas de produção de exploração de petróleo e gás entrarão em operação no estado. A expectativa é que sejam gerados 3 mil postos de trabalho diretos e 6 mil indiretos. “É um campo de oportunidades em qualificação profissional, promovido pela Firjan SENAI SESI, e altamente demandado pelos grandes players deste mercado em todo o país”, acrescenta a Firjan.
Rio Oil & Gas
A 20ª edição da Rio Oil & Gas acontece de 26 a 29 de setembro, no Boulevard Olímpico, na região portuária da capital fluminense. A expectativa do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), organizador do evento, é receber cerca de 40 mil participantes durante os dias do evento.
De acordo com a organização, mais de 350 expositores, nacionais e internacionais, estarão presentes nos 51 mil m² dos seis armazéns, onde acontecerão a feira e o congresso. Em 2022, o evento volta a ser presencial, mas com transmissão ao vivo do Congresso e dos estúdios dos patrocinadores.